Os desafios da volta às aulas na era do Coronavírus

pandemia do Coronavírus
Longe da escola, como estimular os filhos durante a pandemia do Coronavírus
10/08/2020
aprendizado em casa
Maneiras de manter seu filho envolvido no aprendizado em casa
31/08/2020

A vida durante a pandemia do Coronavírus é igualmente difícil para pais e filhos. No entanto, o retorno das crianças à escola é uma atitude importante e positiva. Certamente, você e seus filhos ainda têm muitas dúvidas sobre essa nova fase. 

Uma pandemia não é uma situação comum. Essa é uma exceção dramática que, quando adequadamente focada, pode oferecer um ambiente real para as crianças aprenderem através da experiência, que de outra forma seria impossível.

É sensato meu filho voltar para a escola?

Antes de mais nada, os pais precisam entender que as escolas somente reabrirão quando a segurança do aluno for garantida. De fato, voltar à sala de aula provavelmente será muito diferente do que você e seu filho estavam acostumados antes da pandemia. 

Agora, é essencial realizar um planejamento detalhado para garantir que alunos, professores e demais funcionários se sintam seguros em seu retorno. Além disso, que os pais não fiquem preocupados ao deixar o filho na escola.

Algumas medidas importantes incluem:

– Uso de equipamentos de proteção individual por parte de funcionários como máscara e luvas;

– Proibir o uso de bebedouros;

– Medir a temperatura dos alunos na entrada da escola;

– Higienização regular das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;

– Organizar os horários de entrada e saída para não haver aglomeração.

Que precauções a escola deve tomar para evitar a propagação do Coronavírus?

Para a reabertura, as escolas devem estar alinhadas com os protocolos de segurança definidos pelas autoridades competentes para a proteção de todos que integram a comunidade escolar.  As administrações educacionais devem orientar os professores, funcionários e alunos para que as medidas de higiene sejam melhoradas, incluindo lavagem das mãos e preparo dos alimentos.

Além disso, manter o distanciamento físico, bem como estimular a adoção de um comportamento adequado ao tossir e espirrar. A limpeza e desinfecção contínua das instalações da escola também são importantes.

Em tempos de pandemia, é natural fazer muitas perguntas, incluindo as seguintes: “Que medidas a escola tomou para garantir a segurança dos alunos e como agirá caso alguém apresente sinais de gripe?” Portanto, o melhor a fazer é conversar com a direção da escola para conhecer todas as iniciativas protetivas que estão sendo tomadas.

O que devo fazer se meu filho tiver problemas para voltar ao “modo escola”?

Lembre-se de que seu filho terá que enfrentar o estresse da crise atual de maneira diferente da sua. Estabeleça um ambiente favorável e estimulante e reaja positivamente às suas perguntas e seus sentimentos. Mostre seu apoio e explique que não é estranho, mas normal, que em momentos como esse, ele se sinta inquieto e com medo.

Ajude seus filhos a continuar com suas rotinas e torne o aprendizado divertido. A dica é incorporar em seu dia a dia atividades como jogos e brincadeiras em família. Certamente, muitos pais já decidiram que seus filhos retornarão à escola, por isso é fundamental que todos se comuniquem, troquem ideias e se apoiem mutuamente, principalmente aqueles que ainda estão indecisos.

Por fim, voltar à escola durante a pandemia do Coronavírus pode não parecer normal, pelo menos por algum tempo. Mas, quando a escola tem um plano de segurança, atendendo os protocolos determinados pelo Estado, isso pode ajudar a manter os alunos, educadores, famílias e funcionários em segurança.

Se você quiser fazer mais perguntas e se manter informado sobre os procedimentos que serão tomados na volta às aulas, entre em contato com a direção da escola do seu filho. É importante falar sobre os problemas específicos que cada criança está enfrentando, como tristeza pela perda de um membro da família ou ansiedade extrema causada pela pandemia. 

Iniciativas do EEPA para a volta às aulas durante o Coronavírus

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz está preparada para enfrentar o Coronavírus com medidas protetivas e cuidados especiais. Confira!

– Limpeza e desinfecção constante.

– Apoio emocional aos pais através de vídeos e áudios com a psicóloga Luana.

– Projeto colônia em família para levar os professores até os alunos.

– Uso de equipamentos de proteção individual por parte de educadores e funcionários.

– Produtos para higienização das mãos a disposição de todos.

– Tapete desinfetante e medição da temperatura na entrada dos alunos.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *