Truques para fazer seu filho escutar você

esportes
Por que você deve incentivar seu filho a praticar esportes
29/07/2019
cães e crianças
Cães e crianças: Benefícios dessa relação
19/08/2019
filho escutar você

Então, quer conhecer alguns truques para fazer seu filho escutar você? Mas, essa pode ser uma oportunidade perfeita para você refletir se está modelando boas habilidades de escuta em seus filhos. 

De fato, muitos pais sentem que seus filhos não os ouvem, pelo menos não na primeira, segunda ou terceira vez que pedem para fazer alguma coisa. Por que isso acontece?

Primeiramente, você está fazendo contato visual com seus filhos quando conversa com eles? Sob o mesmo ponto de vista, você deixa a criança terminar suas frases sem ser interrompida e garante que se sinta ouvida?

Escute com amor para seu filho escutar você

Quando você “escuta com amor”, que também é chamado de escuta ativa, você está totalmente receptivo ao que a outra pessoa está dizendo. Assim, quando você ouve verdadeiramente, é capaz de se conectar as emoções da criança e realmente entendê-la.

Então, quantas vezes você ouve seus filhos dessa maneira? Agora veja algumas coisas que realmente funcionam quando o assunto é fazer seu filho escutar você.

Faça contato visual com a criança

Gritar com seus filhos que é hora de colocar os tênis enquanto seus olhos estão colados na televisão simplesmente não vai funcionar! Portanto, a dica é se posicionar na frente da criança e olhar em seus olhos quando você estiver falando. Certamente, isso vai reduzir a frustração desse momento em que a criança não lhe escuta.

De acordo com pesquisas, quando nos sentimos conectados a outra pessoa, estamos mais abertos à influência delas. Assim você estará facilitando que ela lhe ouça. No entanto, isso não significa que você está manipulando a situação, apenas está reconhecendo o respeito pelo que é importante para ela.

Peça que repita o pedido

Então, se seu filho costuma dizer: “Eu não ouvi você”, é simples, peça que repita o seu pedido. Por exemplo: “Vamos sair agora, pegue sua mochila”. Assim, a criança deve repetir. Caso não atenda é importante perguntar: “O que está acontecendo que ainda não pegou sua mochila?

Talvez a criança queira que você mesmo pegue. Mas, é importante fazê-la obedecer seu pedido. De fato, parece um pouco infantil e excessivo no começo, mas funciona como mágica. 

Não grite com a intenção de fazer seu filho escutar você

Primeiramente, gritar não vai fazer seu filho escutar você. Em vez disso, modere seu tom de voz quando realmente quiser chamar a atenção de seus filhos. Certamente, quando os pais falam baixinho, os filhos se prendem a cada palavra. Isso também ajuda a manter a calma. Além disso, saber acalmar o choro das crianças também é importante.

Quando os pais ficam chateados, as crianças se sentem inseguras e entram em luta ou fuga. Dessa forma, em seu esforço para se defender ou lutar, elas se tornam menos dispostas a ouvir e perdem de vista a mensagem dos pais. Portanto, use poucas palavras para seu filho escutar você. 

Veja do ponto de vista da criança

Por exemplo, se você estava ocupado com algo que gostava de fazer e outra pessoa ordena que pare e faça outra coisa que não era uma prioridade para você, como você se sentiria? Você ouviria essa pessoa? 

Então, a criança não precisa compartilhar suas prioridades, ela apenas precisa atender às suas necessidades. As crianças têm outras coisas para pensar. Elas também têm prioridades diferentes, e não entendem porque é tão importante tomar banho neste minuto!

Reconheça…

Portanto, reconhecer o quanto ela quer continuar fazendo o que esteja fazendo vai ajudar na missão de fazer seu filho escutar você. Afinal, ninguém quer ouvir alguém que está dando ordens.

Na verdade, isso sempre estimula a resistência. Por fim, pense em como você se sente quando alguém lhe dá ordens. Em vez disso, mantenha um tom de voz moderado quando possível e dê opções para a criança.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. Aliás, o material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *