Os prós e contras de deixar as crianças de pés descalço

dificuldades de aprendizagem
Como ajudar seu filho com dificuldades de aprendizagem
06/05/2019
crianças mentem
Saiba por que as crianças mentem
20/05/2019

Você não consegue ver crianças de pés descalço? Afinal, elas podem pisar em uma pedra ou, pior ainda, em um pedaço de vidro, certo? Mas, antes de reprimir seu filho, leve em consideração os benefícios potenciais das crianças brincarem sem calçados.

De acordo com algumas pesquisas, correr descalços melhora a força e o equilíbrio. Além disso, promove um estilo de corrida mais natural. 

Mas…

Até mesmo os maiores proponentes de andar descalços entendem que há alguns lugares onde as crianças deveriam usar sapatos. Mas é importante notar que quanto mais a criança anda descalça, mais proteção natural os pés recebem contra os riscos.

No entanto, os riscos de correr com os pés descalços incluem a falta de proteção. Isso pode levar a lesões, como perfurações. Além disso, o aumento do estresse nas extremidades inferiores.

De fato, há vários debates sobre o que é melhor para os pés infantis. Portanto, saiba agora os prós e contras de deixar as crianças de pés descalço.  

O que dizem os especialistas

Conforme pesquisadores, o uso de calçados aumentou as forças de reação do solo ao impacto, o que pode representar mais riscos de lesões. Mas, correr sem calçados aumentou a rotação interna da tíbia. Esse osso localizado nas pernas, tem sido associado a tipos específicos de lesões.

Portanto, ao considerar isso, cabe aos pais (consultando o pediatra) analisar os riscos e benefícios para determinar se gostariam de encorajar seus filhos a ficarem sem sapatos.

Primeiros sapatos para bebês

Apesar de um pequeno tênis ser irresistível, não há evidências científicas que concluam que as crianças precisam usar sapatos depois de terem aprendido a andar. Assim, quando um bebê caminha de pés descalço tende a melhorar sua coordenação, equilíbrio e força.

Entretanto, a única coisa que precisa ser levada em consideração é a temperatura da superfície na qual a criança está andando. Dessa forma, se estiver frio, algo com uma sola fina, botas ou meia, protegerá seus pés. Caso contrário, deixe a criança explorar a textura e a sensação de várias superfícies, seja a grama, a areia ou um tapete.

Calçados infantis

De acordo com os defensores de crianças de pés descalço, os sapatos mudam o pé em crescimento. Assim, forçam a adaptação à forma do sapato. Sob o mesmo ponto de vista, os pés devem desenvolver-se naturalmente e isso significa estar livre de restrições.

De fato, o maior problema com calçados infantis é a sua rigidez. Uma criança gosta de correr livre, pular, dar cambalhotas. Mas, há pouca flexibilidade na sola dos sapatos fabricados para os pequenos.

Além disso, a ausência de contato direto com a área em que está caminhando ou correndo também pode causar problemas. Isso porque a criança não consegue se conectar com as sensações de um piso, por exemplo. Assim, pode escorregar e cair.

Além disso, sapatos mal ajustados e uso inadequado podem causar unhas encravadas e problemas estruturais no pé da criança. Da mesma forma, sapatos que retém umidade podem levar ao “pé de atleta”.

Crianças de pés descalço apenas no ambiente certo

Abaixo estão algumas coisas que você deve ter em mente ao considerar deixar seu filho descalço:

1 – Insista para que seu filho use sapatos ao caminhar em torno de piscinas, grama molhada ou em vestiários. Ambientes quentes e úmidos podem promover o crescimento de fungos, vírus e bactérias.

2 – Passe protetor solar nos pés das criança. Os pés podem ficar queimados como qualquer outra parte do corpo. Por isso, é importante manter os pés protegidos do sol.

3 – Em um dia quente, areia ou asfalto podem causar queimaduras graves. Portanto, não deixe a criança sem calçados.

4 – Procure um médico, caso identifique alguma ferida nos pés da criança.

5 – Considere o meio ambiente. Pense em possíveis problemas com insetos, parasitas ou outras criaturas que possam entrar em contato com os pés do seu filho. Certamente, algumas áreas são mais seguras do que outras quando se trata de brincar ao ar livre de pés descalço.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz conta com professores qualificados e interessados em aplicar em sala de aula metodologias que favoreçam o desenvolvimento de cada aluno. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *