Longe da escola, como estimular os filhos durante a pandemia do Coronavírus

Ludicidade em casa
Ludicidade em casa: como manter os filhos ocupados
03/08/2020
Coronavírus
Os desafios da volta às aulas na era do Coronavírus
17/08/2020

Desde o início da pandemia do Coronavírus, os pais tem se esforçado para manter os filhos saudáveis ​​e ocupados. Sendo assim, cada família deve estabelecer uma rotina regular para a criança, por exemplo: acordar, comer e ir para a cama no horário habitual. 

O cronograma pode imitar o da escola durante o dia, alterando as atividades em intervalos previsíveis e períodos alternados de estudo e lazer. Usar um despertador ajudará as crianças a saberem quando as atividades estão prestes a começar ou terminar. Além disso, criar lembretes ajudará a evitar crises quando chegar a hora da transição de uma atividade para outra.

Mostre uma atitude positiva durante a pandemia do Coronavírus

Embora os adultos estejam inquietos, para a maioria das crianças saber que: “A escola está fechada”, é motivo de comemoração. Afinal, não terão que acordar cedo e passar várias horas longe dos pais e de seus brinquedos favoritos. Esse sentimento deve ser validado pelos pais, porém, usado como um trampolim para ajudar as crianças a se sentirem mais felizes.

Diga a seus filhos que está feliz em tê-los mais tempo em casa e por vê-los empolgados com essa nova realidade, mas certifique-se de que entenderam que, embora possa parecer umas férias, eles devem manter determinada rotina, sendo que em breve retornarão à escola.

Cuidado com as crianças mais novas

As crianças pequenas podem não perceber a realidade da situação, mas ainda podem se sentir inquietas com as mudanças na rotina ou perceber o fato de que as pessoas ao seu redor estão preocupadas e chateadas. Portanto, reserve um pouca mais de atenção as crianças mais novas para dar a elas a chance de processar quaisquer preocupações que possam ter.

As crianças desafiadoras que fazem mais birras do que o habitual podem realmente se sentir ansiosas. Por isso, escolha o momento certo, livre de distrações, para pergunte-lhes como se sentem e não se esqueça de responder às explosões delas de uma maneira calma, firme e reconfortante.

Estimule a criatividade das crianças

É fundamental incorporar novas atividades na rotina das crianças, como montar um quebra-cabeça ou realizar um jogo em família. Proponha atividades para ajudar as crianças a se exercitarem e se manterem ativas, especialmente agora que alguns parques estão fechados.

Sem dúvida, este não é um momento normal, por isso tentar manter os mesmos padrões de antes da pandemia do Coronavírus pode não dar certo. Portanto, explique aos seus filhos que essa é uma situação única e por isso alguns limites determinados serão flexibilizados e redefinidos novamente quando a vida voltar ao normal (seja qual for essa normalidade).

Gerencie sua própria ansiedade durante a pandemia do Coronavírus

É completamente compreensível estar ansioso agora (como poderíamos não estar?). Mas a maneira como lidamos com essa ansiedade tem um grande impacto em nossos filhos. Manter suas preocupações sob controle ajudará toda a sua família a enfrentar essa situação incerta. Então, cuidado com pensamentos trágicos relacionados à pandemia do Coronavírus.

Nos momentos em que você sentir mais preocupação, tente evitar falar sobre isso na frente das crianças. Manter-se informado é importante, mas é uma boa ideia limitar a quantidade de notícias e informações que você lê, ouve ou assiste, porque elas têm o potencial de alimentar a sua ansiedade e de seus filhos. 

Incentive o contato virtual

Mantenha sua rede de suporte forte, mesmo quando você só pode ligar ou enviar uma mensagem para amigos e familiares. A socialização desempenha um papel importante na regulação do humor e em manter você conectado. E o mesmo funciona com seus filhos.

Permita que as crianças usem meios de comunicação virtual para se conectarem com seus amigos e colegas, mesmo que isso normalmente não seja permitido. Certamente, isso pode ajudar as crianças a se sentirem menos sozinhas e aliviar um pouco o estresse de ficar longe dos amigos e de familiares que não podem ver agora. 

Retorno seguro, crianças protegidas e pais tranquilos

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz está preparada para enfrentar o Coronavírus com medidas protetivas e cuidados especiais. Desde o início da pandemia a escola tem dado assistência a todos os alunos através de aulas remotas.

Reduzimos as mensalidades e não demitimos funcionários. Além disso, pais e alunos foram atendidos pelos professores através de vídeo chamadas.

Traga seu filho de volta à escola. Estamos trabalhando para garantir a segurança dos alunos e a tranquilidade das famílias nesse momento de pandemia.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *