Como manter a calma durante a pandemia

aprendizado em casa
Maneiras de manter seu filho envolvido no aprendizado em casa
31/08/2020
pandemia
Como as crianças podem gerenciar o estresse durante a pandemia
14/09/2020

Em tempos de pandemia, fica difícil controlar a ansiedade e o estresse que o isolamento social causa. Mas, os filhos precisam que os pais deem o melhor de si. Isso pode ser especialmente desafiador agora, em meio ao fechamento de escolas devido ao surto de Coronavírus.

Em certos momentos, os pais podem ficar nervosos, gritar com as crianças e até mesmo sentir vontade de dar umas palmadas. Mas, é preciso manter a calma e tentar contornar a situação da melhor forma possível, sempre priorizando o diálogo.

A dica para manter o estresse sob controle durante a pandemia é fazer atividades para aliviar o estresse, por exemplo: ler, meditar, ouvir uma música relaxante ou fazer algo que lhe dê satisfação pessoal dentro da sua casa. A seguir, mais algumas dicas para manter a calma durante a pandemia.

Faça pausas para relaxar durante a pandemia

As melhores pausas envolvem movimento! Levante-se, ande, saia, jogue bola no quintal com seu filho, faça aviãozinho de papel, ou seja, qualquer coisa que mantenha vocês ocupados. Até mesmo uma luta de travesseiros é válida nesse momento.

Lembre-se: seu filho está acostumado a atividades estruturadas na escola, com interação social, portanto, ele sentirá falta disso. Então, esse não é o momento de dizer a ele “vá brincar lá fora”, sem sugerir alguma atividade.

Faça uma pausa com seu filho, mas certifique-se de que isso não se torne uma maratona de desenho animado no sofá. Afinal, as crianças não devem ficar expostas as telas durante muito tempo. Para seu melhor desenvolvimento, o ideal é limitar o tempo em frente à televisão, computador ou smartphone.

Ensine seu filho a valorizar as pessoas

Primeiramente, siga as regras de distanciamento social em sua cidade, mas seja solidário e ofereça-se para entregar alimentos para a um vizinho idoso ou outra família que esteja precisando. As crianças observam o comportamento dos pais, por isso é importante dar sempre um bom exemplo.

Outra dica é manter conexões com seus entes queridos. Embora o distanciamento social exija a separação física de outras pessoas, não deixe de telefonar ou enviar mensagens de texto com fotos das crianças para seus entes queridos.

Faça eventos em casa

Sem dúvida, a pandemia estragou os planos de muitas pessoas. Todos nós estamos desapontados com o cancelamento de eventos divertidos que estavam por vir.  Por exemplo, espetáculo no circo, lançamento de um filme no cinema, festas de aniversário, etc. Portanto, crie entusiasmo e expectativa planejando em casa eventos divertidos.

O planejamento e a preparação de um evento costumam ser mais divertidos do que o próprio evento. Em outubro, no dia das crianças, ofereça uma festa particular para seus filhos se divertirem. A dica é decorar a casa, propor brincadeiras e oferecer alguns salgados e doces. No entanto, esses eventos não precisam ser muito elaborados ou custar caro. A dica é usar o que se tem em casa.

Outra ideia é fazer uma festa à fantasia ou um desfile de moda com as roupas que você tem em casa. Além disso, reserve um dia para a criança propor uma atividade educativa, como ler um livro, fazer um teatro ou apresentar uma dança. Quando você tiver uma boa ideia, compartilhe com seus filhos e familiares para que todos possam participar.

Dê a si mesmo um tempo

De acordo com a situação, se você se sentir oprimida, estressada, cansada, ou se estiver atingindo seu limite de alguma forma, retire-se. Certifique-se de que seu filho está bem e, em seguida, reserve alguns minutos para se acalmar. Tome um banho quente. Vá para o quintal ou deite-se na sua cama. Além disso, assistir um vídeo bobo no celular ou um filme na TV também pode ajudar. Portanto, recarregue suas energias, perdoe-se e comece de novo.

Veja a pandemia como uma oportunidade para diminuir o ritmo

Os dias são longos e os anos curtos. Embora tudo esteja complicado agora, lembre-se de que essa pandemia passará. Além disso, a infância de seu filho terminará mais rápido do que você imagina. Por isso, aproveite o seu tempo com ele o máximo que puder.

Retorno seguro, crianças protegidas e pais tranquilos

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz adotou medidas protetivas e cuidados especiais para o enfrentamento do Coronavírus no ambiente escolar. A segurança e bem estar dos alunos é nossa prioridade.

A volta às aulas é a oportunidade de escrever o futuro com as cores do conhecimento e da esperança. Novo mundo, novos tempos, nova forma de relacionamento entre escola, alunos e famílias para a construção de um amanhã mais saudável e seguro para todas as nossas crianças.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar para estabelecer um novo modo de convivência, que inclui respeitar os protocolos de higiene e distanciamento, sem perder os vínculos de afeto.

Traga seu filho de volta à escola. Estamos trabalhando para garantir a segurança dos alunos e a tranquilidade das famílias nesse momento de pandemia.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *