Ludicidade em casa: como manter os filhos ocupados

estudar durante a quarentena
Como motivar seus filhos a estudar durante a quarentena
27/07/2020
pandemia do Coronavírus
Longe da escola, como estimular os filhos durante a pandemia do Coronavírus
10/08/2020

A pandemia do Coronavírus tem obrigado as crianças a ficarem em casa. Assim sendo, elas procuram algo para fazer quase 24 horas por dia. Com o fechamento das escolas, muitos pais têm passado horas e horas com seus filhos, por isso precisam apelar para a ludicidade em casa. Estamos falando de realizar brincadeiras e jogos para entreter as crianças.

Apesar de ser um momento de crise, também pode ser uma boa oportunidade para os pais dedicarem mais tempo aos seus filhos. Agora pode ser mais fácil recorrer às telas de celulares, tablets e computadores, mas os especialistas recomendam definir limites saudáveis. De acordo com estudos, muito tempo frente às telas pode afetar o desenvolvimento da criança.

Então, o que fazer quando se tem menos recursos disponíveis do que o habitual, já que os parques, cinemas e shoppings estão fechados devido à pandemia do Coronavírus? Sem dúvida, pais e responsáveis ​​estão mais criativos do que nunca para manter as crianças ocupadas. A seguir, algumas ideias divertidas.

A ludicidade em casa começa estimulando a imaginação das crianças

Muitas pessoas acreditam que esse momento de crise é uma oportunidade única para deixar as crianças serem crianças e se divertir. Portanto, se você mora numa casa, passe mais tempo no quintal. Agora é um bom momento para as crianças mexerem na terra.

A brincadeira imaginativa envolve desligar os dispositivos e fornecer às crianças brinquedos ou objetos diferentes com qual possam soltar sua imaginação. Caso seus filhos não estejam acostumados a brincar dessa maneira, você pode ajudar estimulando a imaginação deles para começar. 

Outra opção são os jogos de tabuleiro que são divertidos, educacionais e promovem a convivência familiar. Certamente, em algum armário, você encontrará um jogo que tornará qualquer noite muito especial. Você também pode encontrar várias alternativas em uma loja virtual, assim não será preciso sair de casa.

Planeje sua horta

O que acha de envolver seus filhos com a jardinagem? Através da internet você pode encomendar sementes e outros itens úteis para começar a plantar com seus filhos. Algumas maneiras de deixar as crianças empolgadas com a jardinagem envolvem incluí-las no planejamento, ler livros sobre jardinagem e criar um diário fotográfico do jardim.

Mesmo que você more em apartamento pode usar um espaço limitado na varanda ou na área de serviço. Nesse caso, experimente plantar em vasos. O contato com a terra e as plantas também pode ser divertido para seus filhos.

Faça projetos de arte com materiais que tenha em casa

Projetos de arte com crianças são uma maneira maravilhosa de desenvolver a criatividade. Então, procure em sua casa materiais que possam ser utilizados, por exemplo: garrafas plásticas, tubos de papel higiênico, caixa de ovos, latas e papelão. Assim, você e seus filhos poderão criar coisas diferentes.

Além disso, praticar exercícios físicos é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. Portanto, mantenha seus filhos ocupados com atividades saudáveis. Existem muitos vídeos disponíveis na internet para a prática de atividades físicas, como aeróbica, dança, balé, karatê, etc. Embora isso envolva algum tempo na frente da tela, os pequenos podem estar ativos ao mesmo tempo.

Conecte-se de forma criativa com familiares

Devido ao distanciamento social, muitas pessoas estão se sentindo desconectadas e solitárias. Ficar em casa não significa que você precisa se desconectar de amigos, familiares e outros apoios. Pense nos familiares que podem estar se sentindo mais isolados nesse momento e considere maneiras divertidas e criativas de conectá-los às crianças. 

Por exemplo: o que acha de organizar uma leitura em voz alta? Se o seu filho ainda não sabe ler, tente ser teatral, emita sons que chame a atenção dele, faça as vozes dos personagens.

Mantenha a ludicidade em casa

Mesmo que as escolas estejam fechadas, o brincar e o aprendizado podem continuar! A brincadeira é essencial para oferecer oportunidades de aprendizado para seus filhos. Portanto, mantenha a ludicidade em casa nesse momento. Não se esqueça de criar um álbum de recortes de todos os momentos de diversão com seus filhos. Além disso, lembre-se de incluir recompensas por qualquer progresso para manter seu filho motivado. 

Retorno seguro, crianças protegidas e pais tranquilos

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz adotou medidas protetivas e cuidados especiais para o enfrentamento do Coronavírus no ambiente escolar. A segurança e bem estar dos alunos é nossa prioridade.

A volta às aulas é a oportunidade de escrever o futuro com as cores do conhecimento e da esperança. Novo mundo, novos tempos, nova forma de relacionamento entre escola, alunos e famílias para a construção de um amanhã mais saudável e seguro para todas as nossas crianças.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar para estabelecer um novo modo de convivência, que inclui respeitar os protocolos de higiene e distanciamento, sem perder os vínculos de afeto.

Traga seu filho de volta à escola. Estamos trabalhando para garantir a segurança dos alunos e a tranquilidade das famílias nesse momento de pandemia.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *