Por que você deve incentivar seu filho a praticar esportes

As vantagens de uma boa integração aluno e escola
22/07/2019
filho escutar você
Truques para fazer seu filho escutar você
12/08/2019

A prática esportiva traz diversos benefícios para as crianças, como levar uma vida mais saudável e melhorar a aptidão física. De fato, os esportes ajudam a criança a explorar e desenvolver habilidades que são consideradas benéficas para a sua qualidade de vida. 

Portanto, ao participar atividades esportivas, seu filho é exposto a vários estímulos mentais, sociais, emocionais, físicos e educacionais. Alguns desses benefícios são:

Esportes desenvolvem a autoestima

De acordo com especialistas, a participação em algum tipo de esporte pode ajudar no desenvolvimento da autoestima e confiança da criança. Dessa forma, gestos como um abraço do colega de equipe ou um aperto de mão, quando um jogo acaba, ajudam a aumentar a confiança. 

Além disso, palavras de elogio ou de encorajamento do treinador ou dos jogadores melhoram a autoestima. Isso também ajuda seu filho a confiar em suas próprias habilidades e se esforçar em suas atividades. No entanto, uma coisa que deve ser lembrada é que sua autoestima não deve ser medida com base em ganhar ou perder. 

Habilidades sociais

Certamente, a prática de esportes ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais que as beneficiam mesmo quando envelhecem. Certamente, praticar esportes ensina sobre trabalho em equipe e cooperação com os outros. 

Assim, as crianças aprendem a interagir com pessoas de diferentes idades. Além disso, ingressar em uma equipe esportiva ajuda a dar a elas uma sensação de pertencer ao grupo. Dessa forma, com mais círculos de amizade, a criança melhora suas habilidades de comunicação, o que os ajudará em suas futuras carreiras e relacionamentos.

Aceitar a derrota nos esportes e na vida

De fato, na maioria das coisas que realizamos na vida, haverá um vencedor e um perdedor. Portanto, através do esporte, seu filho poderá aprender a ter espírito esportivo. Assim, ele pode aprender a aceitar e lidar com perdas em vez de se sentir completamente derrotado. 

Afinal, não se pode ganhar todas e através dos esportes seu filho poderá aprender a perder. Mas, sem dúvidas, a parte mais importante é tentar novamente. Não há mal em ser competitivo, mas se ele perder, deve mostrar bom senso esportivo e aceitar a derrota. Aliás, ninguém gosta de estar perto de um perdedor que não respeita as regras, e isso nos leva ao próximo ponto.

Manter a disciplina

Em qualquer atividade esportiva, os atletas devem manter a disciplina. No entanto, essa disciplina pode ser mental, física ou tática. Portanto, para se tornar o melhor na modalidade escolhida, a criança precisa de disciplina. Ainda mais quando o autocontrole é necessário como em um jogo de futebol, por exemplo.

Portanto, nos esportes, como vôlei, judô ou ginástica, seu filho precisará seguir um conjunto de regras, receber ordens e aceitar as decisões tomadas pelo técnico. Assim, ao ouvir o treinador e os colegas, a criança aprenderia uma importante habilidade para a vida.

Trabalho em equipe

Certamente, o trabalho em equipe é uma habilidade necessária para a vida desde cedo. Dessa forma, uma equipe não pode ter sucesso a menos que trabalhe junto. 

Todo mundo tem que se unir para alcançar um objetivo. Assim, trabalhando juntos, eles aprenderão os pontos fortes e fracos um do outro. Além disso, serão capazes de tomar decisões e criar estratégias em prol da equipe. 

Apoie seu filho nos esportes

Por fim, a criança tem muito a aprender fora da sala de aula. No entanto, para que seu filho pratique um esporte, talvez seja necessário incentivá-lo. Saiba como agora:

– Você pode dar exemplo sendo fisicamente ativo. 

– Apoie os esforços do seu filho no esporte. Tente estar nas competições que seu filho participa para encorajá-lo.

– Tente limitar o tempo gasto em atividades sedentárias, como assistir televisão ou jogar jogos de computador.

– Pratique esporte junto com seu filho.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz conta com professores qualificados e interessados em aplicar em sala de aula metodologias que favoreçam o desenvolvimento de cada aluno. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *