A importância da educação na primeira infância

criança inteligente
Como criar uma criança inteligente emocionalmente
04/03/2019
cérebro do bebê
O que é bom para o desenvolvimento do cérebro do bebê?
18/03/2019

Os educadores da primeira infância desempenham um papel muito importante no desenvolvimento da criança. Eles inspiram as mentes jovens, expõem-nas às alegrias da aprendizagem e dão-lhes a base para o sucesso ao longo da vida.

Um programa de educação infantil de qualidade vai além do ensino de habilidades acadêmicas. Também ajuda as crianças a promover relacionamentos de confiança com seus colegas e outros adultos. Isso também mantém linhas de comunicação abertas e incentiva o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem. 

Dica…

Primeiramente, se você está pensando em matricular seu filho em uma pré-escola local, existem vários critérios importantes para se considerar, por exemplo:

– Um currículo definido;

– Planos de aula estruturados;

– Professores qualificados.

Por que a educação na primeira infância é importante?

Primeiramente, em termos de desenvolvimento humano traz diversos benefícios. De fato, os primeiros anos de uma criança são a base para o seu desenvolvimento futuro. Isso porque fornecem uma estrutura sólida para a aprendizagem ao longo da vida.

Além disso, favorece as capacidades de aprendizagem, incluindo o desenvolvimento cognitivo e social. Segundo pesquisas, a educação na primeira infância é um elemento essencial para o sucesso futuro.

Assim, uma fase especial da vida das crianças é do nascimento até os 5 anos de idade. Durante esse tempo, elas começam a mostrar suas personalidades que podem ser adoráveis, hilárias e até mesmo embaraçosas às vezes.

Desenvolvimento cognitivo

As crianças pequenas são naturalmente cheias de criatividade e curiosidade para explorar o mundo ao seu redor. Aliás, é realmente incrível o que uma criança pode aprender através de brincadeiras informais, interação social e observações.

Aos 2 anos, a criança pode dizer cerca de 50 palavras. Entre as idades de 2 e 5 anos, as crianças começam a pensar e raciocinar. Dessa forma, devem aprender como administrar seus sentimentos.

Além disso, a partir dos 3 anos, tem mais imaginação, cooperam com os outros, lideram e seguem. Logo, a melhor maneira de praticar essas habilidades é brincar com outras crianças com idades próximas.

Aos 5 anos…

Aos 5 anos, a maioria das crianças pode dizer milhares de palavras, conversar e contar histórias. Mas, para obter as habilidades fundamentais necessárias para o futuro sucesso acadêmico, é necessária alguma orientação em um ambiente seguro e estimulante. 

Dessa forma, uma experiência pré-escolar positiva permite que seu filho se desenvolva aproveitando mais rapidamente os anos em que o aprendizado ocorre.

Portanto, a sala de aula de educação inicial deve ser liderada por um professor qualificado com as credenciais apropriadas para fornecer as experiências de aprendizado de qualidade que cada pai ou mãe espera.  

Assim, os professores devem usar diversas atividades apropriadas à idade da criança. Essa é uma maneira de estimular o seu interesse em uma variedade de assuntos, desde a leitura básica e matemática até ciências, linguagem, arte e música.

Desenvolvimento emocional e social

Outro benefício da educação na primeira infância é o fato de fornecer uma saída para as crianças pequenas expressarem emoções com pessoas de fora da família.

Portanto, é importante fornecer uma maneira das crianças interagirem com seus colegas e outras pessoas para que possam desenvolver habilidades sociais importantes.

Desde compartilhar brinquedos até descobrir que nem sempre conseguirão o que querem. Assim, brincar com outras crianças proporciona uma rica experiência educacional, além de lições ensinadas em sala de aula.

Socialização na infância

Segundo pesquisas, as amizades na infância oferecem atributos como competência social, altruísmo, autoconfiança e autoestima. Por isso, as crianças precisam aprender com seus colegas para se tornarem adultos socialmente saudáveis.

Depois que seu filho voltar para casa após um dia na pré-escola, reserve um tempo para ouvi-lo. É provável que você ouça histórias que transmitam informações importantes como suas atividades favoritas, seus maiores desafios e a importância de seus amigos.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

Antes de mais nada, você precisa saber que no Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *