A importância de dizer NÃO aos filhos

motivar seu filho a estudar
Como motivar seu filho a estudar
27/05/2019
criança ansiosa
Criança ansiosa: 5 técnicas para acalmar
10/06/2019

Toda criança precisa que seus pais estabeleçam limites claros para se desenvolverem de maneira saudável. Isso porque a falta de limites é muito prejudicial para as crianças, tanto que reflete negativamente em seu futuro. Por isso é tão importante dizer NÃO aos filhos.

De fato, a maioria dos pais esperam que seus filhos sejam felizes. Portanto, tentam evitar que fiquem chateados. No entanto, é fundamental que as crianças aprendam a ter paciência e equilíbrio, bem como outros códigos de conduta.

Dizer NÃO aos filhos faz parte da educação

Como pais, somos colocados na posição de dizer “NÃO” aos nossos filhos com bastante frequência. por exemplo: compra esse brinquedo? Não. Posso ficar acordado até as duas da manhã? Não. Posso levar o cachorro para a escola? Hum … não!

Certamente, muitas vezes, quando dizemos não, é por um bom motivo. Parte do processo de desenvolvimento de uma criança é explorar, ultrapassar fronteiras e entrar em contato. Nosso papel como pais é proteger, educar e ensinar os limites de nossos filhos. Dessa forma, a palavra “NÃO” é uma parte fundamental do nosso arsenal.

As regras devem ser cumpridas

Primeiramente, os pais devem estipular limites que coincidam com seus valores, experiências e sabedoria. Além disso, as crianças precisam saber que as regras domésticas não são negociáveis.

Mas, quando há falhas em estabelecer limites claros para as crianças, elas sentem que seus pais não se importam com elas. Portanto, saber dizer NÃO aos filhos quando necessário é uma parte importante da educação infantil.

Seja firme!

Além disso, usar a palavra NÃO é importante quando as crianças se recusam a realizar tarefas ou cumprir suas obrigações. Assim, quando isso ocorre, é crucial que os pais permaneçam firmes e não permitam que seus filhos driblem as regras.

Claro, as crianças sempre vão querer negociar e podem até tentar chantagear seus pais para conseguir o que querem. No entanto, nessa situação, é ainda mais importante manter as regras da família.

É sempre bom ser consistente

Às vezes a palavra NÃO sai da boca dos pais espontaneamente. No entanto, isso tende a acontecer mais quando uma criança está fazendo algo inapropriado ou perigoso. Da mesma forma, isso acontece quando uma criança em crescimento viola uma regra ou código de conduta que os pais estabeleceram no passado.

Os pais precisam saber como dizer a palavra NÃO, especialmente quando as crianças estão fazendo algo que é fisicamente ou emocionalmente prejudicial.

Fique longe dos extremos

Como afirmamos anteriormente, dizer NÃO é muitas vezes necessário para proteger as crianças de comportamentos ou atividades arriscadas. Entretanto, ser excessivamente autoritário pode ser tão prejudicial, se não mais, quanto ser extremamente permissivo. 

Mas…

Certamente, ambos os extremos privam as crianças de estabelecer um relacionamento real e sincero com seus pais. Infelizmente, muitos pais ignoram os verdadeiros sentimentos e dificuldades com os quais seus filhos estão lidando.

Logo, encorajar seus filhos e permitir que eles façam as coisas apropriadas lhes dá confiança. Tente encontrar equilíbrio e acompanhe seu filho à medida que ele cresce e se desenvolve. 

Como dizer NÃO

Antes de mais nada, não há necessidade de gritar com seus filhos para discipliná-los. Uma parte fundamental da criação é saber dizer NÃO aos filhos, bem como dizer SIM. Portanto, as duas coisas devem ser feitas com confiança.

Manter a calma quando seu filho quebra uma regra nem sempre é fácil. Entretanto, ficar com raiva e perder a paciência só causará mais problemas comportamentais e prejudicará seu relacionamento. 

Certamente, se você gritar com seus filhos e puni-los, eles só vão obedecer por medo. Em vez de buscar a obediência através do medo, ajude seus filhos a entender o raciocínio por trás das regras domésticas.

Dizer NÃO aos filhos gera mudanças positivas

Pouco a pouco, você notará mudanças positivas no comportamento de seus filhos. De vez em quando, recompense-os pelo bom comportamento. Ao evitar punições excessivas, você também evita recompensas exageradas. 

No entanto, se você recompensar seus filhos por cada ato de obediência, eles apenas obedecerão para obter uma recompensa. O objetivo é que seu filho obedeça porque ele ou ela entende a importância da regra e que a obediência é recompensadora por si mesma.

Dizer NÃO aos filhos: Conclusão

Portanto, ser claro sobre regras e códigos de conduta ajudará seus filhos a crescerem e serem indivíduos fortes e responsáveis. Certamente, ao aprenderem respeito e obediência em suas casas estarão mais preparados para enfrentar os obstáculos que surgirão na escola, no trabalho e na sociedade em geral.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz conta com professores qualificados e interessados em aplicar em sala de aula metodologias que favoreçam o desenvolvimento de cada aluno. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *