Como motivar seus filhos a estudar durante a quarentena

Qual a importância de fazer a matrícula em dia do seu filho?
06/07/2020
Ludicidade em casa
Ludicidade em casa: como manter os filhos ocupados
03/08/2020

Os dias de confinamento podem ser uma oportunidade para os alunos se reinventarem e descobrirem novas maneiras de aprender e acessar o conhecimento ao estudar durante a quarentena. Isso porque os professores não estão mais presentes para indicar horários e deveres. No entanto, como essa situação imprevista e nova afeta as crianças? 

Talvez você se surpreenda em saber que essa mudança possa impactar positivamente crianças que não são vistas como bons alunos. De fato, o ser humano tem um potencial inesgotável de adaptação e as crianças, mais especificamente, nos surpreendem com sua capacidade de aprimoramento todos os dias. 

A chave está em saber como ver as oportunidades de crescimento e as ferramentas que temos para ajudar nossos filhos a se realizarem diariamente, mesmo nessas circunstâncias adversas. Sem dúvida, a ansiedade e o estresse percebidos no ambiente com a situação do Coronavírus jogam contra sua motivação quando estudam em casa, porque isso leva a um bloqueio emocional que gera inquietação. Isso não afeta apenas a pessoa que sofre, mas também afeta a dinâmica da família. 

Motivação para estudar durante a quarentena é possível

Os pais não devem se preocupar com a responsabilidade de assumir o papel dos professores durante a quarentena. Essa situação de confinamento em que vivemos pode ser uma grande oportunidade para seu filho descobrir novas formas de acessar o conhecimento.

A dica para os pais é definir para os filhos uma rotina diária, relativamente estruturada, mas também flexível. Você pode combinar seu trabalho com atividades divertidas em família. Assim, é possível descobrir que o aprendizado não está apenas em livros e na realização de tarefas escolares, mas que existem outras opções, como pintura ou atividades virtuais.

Menos pressão

Reduza a pressão que naturalmente é imposta às crianças para que sejam cumpridas as tarefas indicadas pelos professores. Portanto, entenda que as circunstâncias e o contexto em que a aprendizagem ocorre são diferentes em casa e na escola. 

Crie um ambiente agradável para seu filho estudar durante a quarentena. Além disso, evite o uso excessivo de celulares ou tablets. O uso indevido de novas tecnologias não favorece o aprendizado e pode produzir um estado interno de agitação e excitação que prejudica o tempo de atenção da criança e sua memória de longo prazo.

Portanto, o melhor a fazer é explorar o lado criativo das crianças. Aproveite essa oportunidade para desenhar, fazer artesanato, cantar, dançar, brincar com a voz, inventar histórias e ilustrá-las. Além disso, compartilhe jogos educacionais em família que ajudam a ensinar a criança a viver momentos de vitória e derrota, bem como cooperar em equipe e se divertir.

Meditação e relaxamento

Para manter o bem-estar mental da criança, é aconselhável reservar um tempo para praticar com ela alguns exercícios simples de meditação ou relaxamento. É importante estabelecer uma comunicação positiva e confiável com os filhos.

Assim sendo, é essencial oferecer recursos que criem uma dinâmica baseada, não tanto no resultado, como acontece na escola com as avaliações, mas no processo e no interesse em aprender coisas novas. Dessa forma, é possível desenvolver habilidades e atitudes como empatia, auto-estima, diálogo e superação de situações adversas.

Como agir quando seu filho diz que não quer estudar durante a quarentena

É importante evitar dramatizar o fato de que a criança se recusa a estudar durante a quarentena. Insistir costuma ser contraproducente porque isso acaba se tornando um jogo para chamar sua atenção. Geralmente é mais produtivo não entrar nesse jogo, aconselhando-o a cumprir sua responsabilidade.

Já as crianças que gostam de estudar têm em comum o desejo de aprender sobre o mundo em que vivem. Por esse motivo, é essencial promover, desde tenra idade, sua curiosidade natural e incentivá-las a realizar atividades de leitura, em que aprendam a contar histórias.

Iniciativas do EEPA para a volta às aulas durante o Coronavírus

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz está preparada para enfrentar o Coronavírus com medidas protetivas e cuidados especiais. Confira!

– Limpeza e desinfecção constante.

– Apoio emocional aos pais através de vídeos e áudios com a psicóloga Luana.

– Projeto colônia em família para levar os professores até os alunos.

– Uso de equipamentos de proteção individual por parte de educadores e funcionários.

– Produtos para higienização das mãos a disposição de todos.

– Tapete desinfetante e medição da temperatura na entrada dos alunos.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *