Estresse na infância: 5 maneiras de ajudar seu filho

Dicas para estimular a inteligência e a criatividade da criança
Dicas para estimular a inteligência e a criatividade da criança
23/03/2020

Seu filho está estressado e isso lhe causa preocupação? Os adultos falam muito em estresse, mas às vezes esquecem que as crianças também podem sofrem desse mal. Períodos de estresse na infância é comum e não deve ser ignorado pelos pais.

As crianças estão preocupadas em ir bem na escola e conviver com os amigos. Além disso, se preocupam com sua família e seus animais de estimação. As crianças também passam por períodos agudos de estresse, como quando um ente querido morre ou quando seus pais se divorciam.

Como adultos, descobrimos maneiras de tratar o estresse em nossas vidas. Portanto, precisamos ser capazes de ensinar nossos filhos a fazerem o mesmo. Confira algumas dicas para você lidar melhor com o estresse na infância.

1 – Ensine algumas estratégias para a criança se acalmar

Quando as crianças estão passando por estresse, elas precisam ser capazes de fazer alguma coisa no momento para se acalmarem. Ensine seu filho algumas estratégias simples.

  • Imagine o seu lugar favorito

Faça seu filho imaginar o seu lugar favorito no mundo. Talvez seja a praia, o campo, ou um local tranquilo em sua casa. Peça que use seus sentidos para pensar sobre esse lugar, o que ele vê, ouve, sente? Incentive-o a ficar lá por alguns minutos.

  • Escolha um número

Às vezes é útil se concentrar em algo simples, como contar. Ele pode começar com um número aleatório, como 58, e contar de volta para o 1. Tente algumas maneiras diferentes de contar para ver qual funciona melhor.

2 – Converse sobre o estresse

Faça perguntas sobre as coisas boas que aconteceram e as coisas ruins. Eles podem estar mais relutantes em conversar com você frente a frente, então tente falar no carro ou de outra forma. Faça uma pergunta ou duas.

Se você está tendo dificuldades em iniciar uma conversa verbal, tente escrever. Faça um diário especial só para vocês dois e comece uma conversa sobre o motivo do estresse dele.

3 – Simplifique seu horário

Converse com seu filho sobre a programação dele. Ele ainda gosta de realizar todas as suas atividades? Há algo que ele gostaria de deixar de fazer? Reduzir as atividades pode diminuir o estresse na infância. Portanto, simplificar seu cronograma oferece o benefício adicional de permitir algum tempo de inatividade e liberdade para ele fazer algo que alivie o estresse.

4 – Encontre boas distrações

Conforme o problema que seu filho esteja enfrentado, talvez ele não seja capaz de parar de pensar a respeito. Assim, não conseguirá se concentrar na escola. Então é hora de tentar tirar sua mente desse estresse.

  • Encontre algo que o faça rir

Conte piadas bobas, invente algumas perguntas que você preferiria fazer ou façam algo divertido juntos. O simples ato de rir pode fazer as crianças se sentirem melhor e menos estressadas.

  • Ajudar os outros

Encontre um lugar onde ele possa ser voluntário. Faça atos aleatórios de bondade para os outros. Concentrar-se em outras pessoas pode distraí-lo de suas próprias preocupações.

  • Brinque com seu filho

Reserve um pouco de tempo para brincar com seu filho. Essa é uma maneira divertida de se relacionar e manter uma conexão com a criança.

5 – Desenvolva estratégias saudáveis de enfrentamento

Como pais, somos os primeiros professores de nossos filhos. Eles observam nossos comportamentos e vêem o que fazemos quando estamos estressados. Portanto, precisamos modelar boas estratégias de enfrentamento. Quais são as suas? Gosta de ir para a academia? Faz Yoga?

Na próxima vez que você usar uma habilidade de enfrentamento, compartilhe essa informação com seu filho. Reconheça isso em voz alta. “Estou tão estressada agora, e só preciso de uma pausa rápida. Vou tricotar”.

Conclusão

O estresse na infância é inevitável. Por isso você precisa aprender a lidar com ele. Dessa forma, ensinará seu filho habilidades saudáveis de enfrentamento. Com um bom conjunto de estratégias, ele conseguirá superar com sucesso situações estressantes.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. O material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

2 Comments

  1. […] Logo, satisfaça as necessidades básicas de seu filho como comida, descanso, tempo ocioso e conexão com você, do contrário irá presenciar várias cenas de choro. De fato, a criança vai reclamar se você forçá-la a suportar uma viagem longa de carro quando está com sono e cansada. Portanto, para evitar o choro das crianças, tente não irritá-las. O ideal é aprender a lidar com o estresse natural da infância. […]

  2. […] As crianças aprendem muito rápido. Assim, tendem a ser mais pressionadas do que nunca. Sim, para que uma criança seja a melhor, o que é o desejo de todos os pais, ela deve ter uma vantagem. Isso significa começar as coisas na vida em uma idade muito tenra. Mas, isso pode causar um forte estresse na criança. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *