Como escolher brinquedos seguros para seus filhos

dormir na cama dos pais
Como fazer a criança parar de dormir na cama dos pais?
22/04/2019
dificuldades de aprendizagem
Como ajudar seu filho com dificuldades de aprendizagem
06/05/2019
brinquedos seguros

Quais brinquedos são melhores para o seu filho? Parece uma pergunta bastante fácil. Mas muitos pais não sabem escolher brinquedos seguros. Portanto, confira algumas dicas neste artigo.

Além de considerar os interesses do seu filho e perguntar o que ele gostaria de ganhar, uma das coisas mais importantes a ter em mente são as recomendações de idade para o brinquedo. Por exemplo, para crianças mais novas, evite comprar brinquedos com peças pequenas e outros que possam asfixiar. 

Recomendações para bebês e crianças menores de 3 anos

– Crianças menores de 3 anos tendem a colocar tudo na boca. Portanto, evite comprar brinquedos destinados a crianças mais velhas. Especificamente, você deve evitar brinquedos com peças que a criança consiga engolir.

– Do mesmo modo, evite comprar jogos com bolinhas de 1,75 de diâmetro ou menos. Afinal, brinquedos seguros não devem representar risco de asfixia para crianças pequenas.

Não compre brinquedos que possam ser engolidos

– Não compre brinquedos com pequenos ímãs ou peças magnéticas. Isso porque podem ser engolidas. Infelizmente, se dois ímãs se conectarem depois de serem engolidos, podem causar um bloqueio intestinal ou problemas mais sérios.

– As crianças nessa idade puxam, cutucam e torcem brinquedos. Definitivamente, procure comprar brinquedos que sejam bem feitos com olhos, narizes e outras partes bem presas.

Crianças com idades de 3 a 5 anos

– Primeiramente, evite brinquedos que tenham bordas afiadas. Ainda mais que tenham sido construídos com plástico fino e quebradiço. Além disso, desconsidere aqueles que possam  se partir facilmente em pequenos pedaços ou deixar bordas irregulares.

– É importante também verificar se o brinquedo tem um selo de conformidade com as regras toxicológicas. Isso significa que o produto foi revisado por um toxicologista e, se necessário, rotulado com informações preventivas.

– Você deve continuar evitando brinquedos com ímãs.

– Brinquedos seguros devem ter o selo do Inmetro.

Outras dicas para você comprar brinquedos seguros

Além de comprar brinquedos seguros para manter seu filho protegido, é importante:

– Verificar regularmente as peças pequenas dos brinquedos. Assim também como lascas ou descascamentos de tinta. Logo, brinquedos danificados ou perigosos devem ser reparados ou jogados fora.

– Preste atenção aos anúncios de recalls de brinquedos. Posteriormente, se for necessário, elimine rapidamente brinquedos com defeitos.

Evite que a criança leve brinquedos à boca

– Incentive seus filhos a não colocarem seus brinquedos na boca. Embora seja mais difícil para bebês e crianças pequenas.

– Ao comprar uma bicicleta, patins ou skate, compre também um capacete e demais itens de segurança apropriados. Além disso, os pais devem se certificar de que a criança fará uso.

– É fundamental ensinar a criança a guardar seus brinquedos quando terminar de brincar. Dessa forma, não irá tropeçar ou cair encima deles.

Perda auditiva e brinquedos barulhentos

De fato, é fácil identificar alguns brinquedos inseguros. Mas, brinquedos com sons altos são um risco pouco reconhecido. Lembre-se de que alguns brinquedos, mesmo aqueles recomendados para crianças pequenas, podem produzir ruído em um nível que pode prejudicar a audição do seu filho.

Assim, esses tipos são: brinquedos musicais, telefones de brinquedo, cornetas e sirenes que podem produzir ruído de até 90 a 120 decibéis. De acordo com especialistas, quando levado diretamente ao ouvido, como as crianças costumam fazer, um brinquedo barulhento expõe a criança a até 120 decibéis de som.

Portanto, esse é um nível prejudicial. De modo que equivale ao barulho de um avião decolando. Aliás, o ruído neste nível pode resultar em perda permanente da audição.

Classificações de jogos de vídeo

Portanto, siga as recomendações de idade em brinquedos. Além disso, observe as classificações de qualquer videogame que seu filho queira. Isso é importante, já que você pode se enganar e comprar um jogo que não seja adequado para a sua idade. De antemão, lembre-se sempre de conferir na embalagem do produto a indicação de faixa etária.

Conclusão

Por fim, a dica é apostar em brinquedos educativos que possam contribuir com o bom desenvolvimento da criança. Dessa forma, procure comprar produtos que possar estimular a inteligência e a criatividade do seu filho. Assim, ele poderá ter uma infância saudável.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. O material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

1 Comentário

  1. […] Saiba também como escolher brinquedos seguros para seus filhos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *