Dicas disciplinares para a hora de dormir da criança

Autoestima infantil
Autoestima infantil: A importância de elogiar a criança
02/09/2019
Quais os benefícios da educação com princípio cristão
16/09/2019
hora de dormir da criança

Seu filho se recusa a ir para a cama e insiste em dormir no seu quarto? Saiba que são comuns problemas de comportamento na hora de dormir da criança. Mas, sem a intervenção apropriada, eles podem piorar. Confira neste artigo algumas dicas disciplinares para ajudar você nessa tarefa de manter seu filho em sua própria cama à noite.

Embora o comportamento na hora de dormir da criança seja desgastante para você, também interfere no sono do seu filho. De fato, a privação do sono tem sido associada há vários fatores, desde a sonolência e agressividade até estresse infantil.

Veja agora como você pode acabar com os problemas de comportamento na hora de dormir da criança:

1 – Estabeleça regras para dormir

Antes de mais nada, crie regras para dormir que demonstrem suas expectativas. Assim, estabeleça um horário para o seu filho começar a se arrumar. Além disso, deixe claro que horas as luzes se apagarão.

Incentive atividades tranquilas como ler ou ouvir música para ajudar seu filho a relaxar antes dele se preparar para dormir. Aliás, discuta os benefícios do sono e por que ele é importante para o crescimento do corpo.

2 – Crie hábitos saudáveis ​​

Primeiramente, promova hábitos saudáveis ​​para ajudar seu filho a relaxar e se preparar para dormir. Uma maneira de fazer isso é limitar o tempo de tela antes da criança ir para a cama. De fato, assistir TV, jogar videogame ou acessar o computador antes de dormir interfere no ciclo de sono de uma criança.  

Evite noites com pesadelos…

Embora muitos pais liguem a TV para ajudar a criança a adormecer, assistir TV pode atrasar o sono. Ainda mais quando é algo assustador e pode gerar pesadelos nas crianças.

Portanto, monitore o que seu filho assiste durante o dia e preste atenção especial a qualquer coisa a que ele esteja exposto durante a noite. Saiba que permitir que a criança veja noticiários que mostram acidentes e tragédias pode amedrontá-la e contribuir para sonhos ruins.

3 – O problema deve ser resolvido em conjunto

Se o seu filho tiver dificuldade em dormir, resolva esse problema junto com ele. Por exemplo, caso a criança se recuse a ficar em sua própria cama, pergunte qual o motivo de se levantar com tanta frequência. A princípio, seu filho pode ter falta de habilidades auto-calmantes ou não saber como lidar com o tédio. 

Por outro lado, o medo também é algo que contribui para os problemas na hora de dormir da criança. Portanto, se o seu filho tem medo de monstros escondidos debaixo da cama ou ruídos vindos do armário, às vezes, soluções criativas podem ajudar. 

Portanto, em vez de deixá-lo totalmente no escuro, mantenha uma luminária ligada. Dessa forma poderá ajudar seu filho a superar seus medos.

4 – Um passo de cada vez

Às vezes, os problemas de comportamento precisam ser tratados com um passo de cada vez. Ainda mais quando seu filho tem dormido em sua cama todas as noites durante quatro anos, por exemplo. Assim, pode ser muito difícil para ele começar a dormir sozinho em seu próprio quarto. Certamente, nesse caso, será preciso fazer a transição mais devagar.

Dicas…

Tente fazer com que ele comece tirando uma soneca em sua própria cama. Ou, coloque o colchão da criança ao lado de sua cama e deixe-o dormir ali por algumas noites antes de movê-lo de volta para o seu próprio quarto. De fato, esses pequenos passos podem ser particularmente úteis se você tiver um filho resistente a mudanças.

5 – Responda de forma consistente aos problemas de comportamento na hora de dormir da criança

Quando surgem problemas de comportamento na hora de dormir, a disciplina consistente é essencial. Se você ceder e deixar seu filho dormir na sua cama nos fins de semana, ele tentará ir para sua cama pelo resto da semana também. 

Por isso, é importante enviar uma mensagem consistente que diz: “Espero que você durma em seu próprio quarto”. Você precisa ser firme em suas estratégias de disciplina para resolver os problemas de comportamento na hora de dormir da criança.  

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. Aliás, o material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *