Dicas para estimular a inteligência e a criatividade da criança

habilidades sociais
Como ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais
16/03/2020
estresse na infância
Estresse na infância: 5 maneiras de ajudar seu filho
30/03/2020

O que acha de estimular a inteligência e a criatividade de seu filho? De fato, todos os pais desejam isso. Assim, as crianças podem atingir seu pleno potencial intelectual e criativo. Além disso, é importante que gostem de aprender e curtam a leitura. Assim, não há dúvida de que a escola oferece às crianças meios para que se desenvolvam de forma satisfatória.

Outro fator é a alegria e satisfação que seu filho obterá ao absorver novos conhecimentos. Portanto, se puder, proteja a curiosidade natural da criança. Através deste artigo você vai conhecer algumas maneiras de estimular a inteligência de seu filho em todos os níveis, a longo prazo.

Como estimular a inteligência da criança?

Muitas pessoas acreditam que a inteligência é estática, ou você é esperto ou não é. Mas acontece que a inteligência é como um músculo: pode ser desenvolvida com o uso. Primeiramente, tudo deve começar pela leitura. Portanto, leia para o seu filho regularmente e não o deixe desenvolver o hábito de assistir muita TV. O resto é fácil. 

De fato, a melhor maneira de aumentar o Quociente de Inteligência (QI) e habilidades linguísticas de uma criança é incentivar a leitura. A maioria dos pais compram livros para seus filhos e esperam que eles gostem de ler. Porém, eles mesmos não tem o hábito da leitura. O ideal é servir de exemplo, mostrando para seu filho que você lê frequentemente.

Além disso, tente descobrir quais são os assuntos que a criança mais gosta. Dessa forma, poderá ler com mais satisfação. Segundo pesquisas, as crianças que gostam de ler se saem melhor na escola em todas as idades. Então, o que você pode fazer para estimular a inteligência do seu filho através da leitura?

Veja algumas dicas:

– Leia histórias para as crianças, dramatize as cenas e simule as vozes. Logo, deixe que a criança complemente e dê sugestões.

– Faça perguntas sobre a história lida e questione a criança sobre o que mais gostou.

– Organize na sua casa um cantinho para a leitura, com gravuras e objetos animados. Assim, incentive a criança a desenhar e criar suas próprias histórias.

– Leve seu filho para conhecer livrarias e bibliotecas.

– Desafie a memória do seu filho. Logo depois de ler um livro para ele, peça-lhe que conte a história com suas próprias palavras. 

Nutrindo a criatividade de seu filho

Todas as crianças são criativas, embora algumas nasçam com talentos diferentes. Por exemplo: olhar de artista, ouvido para a música, jeito de um escritor, etc. Aliás, todos nós precisamos usar a criatividade para resolver problemas do cotidiano. Não podemos dar aos nossos filhos talento, mas podemos treinar seus olhos, os ouvidos e a mente. Além disso, oferecer um modo criativo de ver as coisas.

Por que o tédio é bom para a criança

A maioria de nós responde ao tédio de nossos filhos fornecendo entretenimento tecnológico ou brinquedos. Mas o tempo ocioso desafia as crianças a se envolverem com elas mesmas e com o mundo, a imaginar, a inventar e a criar. Dessa forma, é importante saber lidar com as reclamações de tédio para que seu filho comece a achar a vida mais interessante.

É possível aumentar o QI?

Você provavelmente já sabe que a genética, juntamente com uma boa alimentação na infância, bem como proteção contra toxinas e muita brincadeira pode ajudar a estimular a inteligência do seu filho. Mas, há algo a mais que você pode fazer para impulsionar ativamente o QI de seu filho?

Dicas

Uma maneira de fazer isso é se conectar com o seu filho é ouvi-lo atentamente, além de fazer contato visual. Se você só finge ouvir porque está distraído, a criança perceberá. Outras formas de conexão incluem suas expressões faciais, tom de voz, gestos e outros sinais não verbais. Quando seu filho é mais velho, uma das melhores coisas que você pode fazer é conversar sobre o dia.

Isso ajuda o cérebro de uma criança a se desenvolver porque os neurônios se conectam através da conexão social e da linguagem. A aprendizagem também é frequentemente motivada por relacionamentos próximos. As crianças se interessam em aprender porque isso é valioso para os país.

Por outro lado, quando as crianças não se sentem seguras e protegidas, sua capacidade de aprender é afetada.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. O material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

2 Comments

  1. […] se você quer dar um impulso à inteligência da criança, cuide bem do seu bebê e o supervisione. Além disso, dê a ele o reino livre da curiosidade para […]

  2. […] contribuir com o bom desenvolvimento da criança. Dessa forma, procure comprar produtos que possar estimular a inteligência e a criatividade do seu filho. Assim, ele poderá ter uma infância […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *