O que é bom para o desenvolvimento do cérebro do bebê?

educação na primeira infância
A importância da educação na primeira infância
11/03/2019
dormir na cama dos pais
Como fazer a criança parar de dormir na cama dos pais?
22/04/2019

Os bebês precisam da presença de um adulto que responda às suas necessidades. Assim, interagem com seus entes queridos e observam a vida familiar e comunitária. Isso significa que o que seu filho precisa é interagir com você de maneira amorosa, calorosa e alegre. Além disso, deve observar como você se dedica às tarefas da vida diária. Isso é bom para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Então, compartilhe sua vida com seu bebê. Portanto, ser sensível às necessidades do seu filho é importante, no sentido de alimentá-lo quando está com fome e criar oportunidades para dormir quando estiver cansado. Porém, ele não quer sentir que você está olhando para ele e dizendo: “O que faremos agora?” 

De fato, o bebê precisa saber que alguém maior que ele está no comando. Então, tenha certeza de que ele está seguro e sabe o que esperar. Por exemplo: o bebê sabe que pela manhã, a mãe lava a louça enquanto ele brinca com os brinquedos. Logo depois os dois saem para passear no parque.

Compartilhe seu dia com o bebê

O cérebro do bebê dele não precisa de bombardeio sensorial. Logo, nas atividades da vida diária, ele encontrará muito para estimular seu desenvolvimento cognitivo. Assim, o bebê usa você como sua base segura para explorar o mundo. 

Enquanto ele interage com os pais, seu cérebro faz as conexões neurais que irão moldá-lo para a vida. Assim, o desenvolvimento intelectual de um bebê é construído sobre a base da segurança emocional. 

Isso significa que sua principal tarefa deve ser mostrar-lhe o mundo e tranquilizá-lo quando ele expressar preocupação com as coisas. 

De acordo com estudos, os bebês mais avançados intelectualmente, emocionalmente e fisicamente são os bebês cujas mães são mais atenciosas, e que se envolvem de forma calorosa com eles.

Converse com o bebê

Você pode ter ouvido falar que ler para um bebê é bom para ele. Mas, melhor ainda é conversar. Definitivamente, não é preciso se concentrar no desenvolvimento intelectual do bebê através uma tarefa cognitiva convencional. 

Saiba que ele encontrará grande estímulo para sua mente em jogos de esconde-esconde, em tirar todas as panelas do armário e em ver o mundo pela segurança de estar no carrinho de bebê, enquanto você faz compras ou interage com outras pessoas. 

Ofereça mudanças de cenário

Antes de mais nada, os bebês adoram mudanças de cenário. Assim, se ele está cansado, leve-o para passear. Se estiver se contorcendo em sua cama, deixe-o brincar no chão. Se não estiver feliz por ter sido deixado sozinho, enquanto você limpa a sala de estar, faça uma pausa e deixe-o brincar com o balde de água. 

Aliás, os bebês adoram ver como as coisas funcionam. Também certifique-se de que o bebê tenha muitas oportunidades de ver outros bebês e crianças.

Logo seu filho estará no estágio de engatinhar e vai querer explorar tudo. Vale a pena mencionar que os bebês que recebem “não” aprendem a “pensar fora da caixa”. 

Dica…

Portanto, se você quer dar um impulso à inteligência da criança, cuide bem do seu bebê e o supervisione. Além disso, dê a ele o reino livre da curiosidade para explorar. 

Limite o acesso às telas

Primeiramente, os bebês que assistem a qualquer vídeo estão gastando menos tempo interagindo com os seres humanos reais. Segundo estudos, isso pode atrasar o desenvolvimento de sua linguagem.

Logo, muito tempo de exposição as telas muda o desenvolvimento do cérebro. Porém, ainda não se sabe o suficiente. Mas, nos primeiros anos de vida de um bebê, quando o cérebro está tomando forma, a exposição a telas pode causar menos concentração.

Aproveite cada momento com seu bebê

De fato, é importante tornar cada momento com seu filho de alta qualidade. Todos os bebês precisam de tempo para brincar na segurança da presença dos pais, mas sem a interferência adulta. Aprender a fazer isso é uma importante conquista de desenvolvimento. Portanto, saber que gostamos deles é provavelmente o que os bebês mais precisam.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. O material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *