Como ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais

mudança de escola
Mudança de escola: Saiba como ajudar seu filho a se adaptar
10/02/2020
Dicas para estimular a inteligência e a criatividade da criança
Dicas para estimular a inteligência e a criatividade da criança
23/03/2020

Algumas crianças são naturalmente mais sociáveis ​​do que outras. No entanto, socializar é uma arte que se domina a cada dia de crescimento. Portanto, ensinar seus filhos a adquirir habilidades sociais e se comunicar bem é uma tarefa essencial.

Primeiramente, tudo começa na escola primária, algumas crianças fazem um melhor amigo, encontrando facilmente um grupo acolhedor de colegas. Por outro lado, muitas crianças lutam para se relacionarem bem e encontrarem outros colegas que compartilhem de seus interesses. Mas, como você pode ajudar seu filho a aprender a fazer amigos e desenvolver habilidades sociais?

Por exemplo: falar de forma eficaz, interagir com outras pessoas, iniciar uma conversa, ouvir, conviver, ser responsável pelo seu comportamento. Além disso, fazer amigos (e mantê-los também), lidar com situações desconfortáveis, provocações, intimidações, etc. Confira algumas dicas!

1 – Ouça a criança quando briga com amigos

Nesse caso, se você disser a criança o que fazer estará insinuando que ela é incompetente. Assim, não estará ajudando seu filho a aprender. Em vez disso, ajude-o a esclarecer seus sentimentos e a resolver o problema.

Ouça suas opiniões e tenha empatia com seus sentimentos. Mas resista ao impulso de demonizar a outra criança. Porém, se você suspeitar que seu filho está sendo injusto, tente entender o ponto de vista dele e da outra criança.

2 – Ajude a criança a se expressar sem atacar a outra

De fato, esse é um desafio para todos nós. Então, quando seu filho gritar com o colega dizendo: “Você é muito mandão!”, diga a ele o seguinte: “Você parece muito bravo com seu amigo. Fale o que você quer, em vez do que você pensa sobre ele.” 

3 – Crie o hábito de reconhecer e valorizar sentimentos em vez de descartá-los

A princípio, os pais tem dificuldades em ver o filho sofrendo e sentindo raiva da outra criança. Mas, evite dizer para a criança ignorar seus sentimentos e superar a situação. Quando você, em vez disso, mantém a sua preocupação e sente empatia pelos sentimentos do seu filho, ele consegue senti-los plenamente e superá-los. Muitas vezes, quando as crianças lidam com seus sentimentos, sabem qual atitude tomar. De fato, essa é uma das habilidades sociais mais importante.

4 – Leia livros sobre habilidades sociais

Por exemplo, algumas crianças não captam sinais sociais e precisam de ajuda para aprender habilidades específicas, como participar de um grupo. Outras não ouvem as ideias de seus amigos ou fisicamente entram no espaço um do outro. 

Portanto, observe seu filho enquanto ele brinca com outra criança e veja se você consegue identificar o que está errado. O brincar na infância pode dar algumas pistas. Se você não sabe como ajudar seu filho, tente ler um bom livro sobre habilidades sociais para ter mais compreensão do que a criança precisa aprender. 

Definitivamente, interagir com o mundo ao seu redor será uma parte crítica do crescimento de uma criança. Portanto, prepare-se para ajudar seu filho nessa missão.

5 – Faça-os se comunicar

De maneira verbal ou não, seus filhos devem aprender a se comunicar, interagir e responder ao estímulo social. Assim, você deve ajudar seus filhos a aprenderem a cumprimentar e responder de forma apropriada. As crianças podem precisar de ajuda ou orientação para interagir com os outros adequadamente.

Logo, é preciso superar a timidez, administrar uma resposta e expressar sentimentos verdadeiros. Deixe seus filhos saberem que são livres para falar, perguntar, questionar e comunicar suas necessidades, desejos, crenças e ideias. Por isso, converse com eles todos os dias e faça uso generoso de palavras como ‘por favor’, ‘vamos’, ‘obrigado’, etc.

6 – Ofereça um bom ambiente

Uma criança solitária pode ter dificuldade em interagir com o mundo. Dê a seus filhos boa companhia, exposição e chances de interagir com diferentes tipos de pessoas. Segundo pesquisas, crianças com déficits de habilidades sociais muitas vezes têm dificuldade em ler expressões e interagir socialmente.

Portanto, atividades que os deixam mais confortáveis ​são uma ótima ideia. Por exemplo: playgrounds, atividades esportivas, jogos, etc., darão a eles a chance de se socializarem. Afinal, quando as crianças se misturam com outras crianças ou idosos, desenvolvem uma série de habilidades interpessoais que se tornam a base de sua personalidade.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz conta com professores qualificados e interessados em aplicar em sala de aula metodologias que favoreçam o desenvolvimento de cada aluno. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

2 Comments

  1. […] Leia também sobre como ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais. […]

  2. […] a prática de esportes ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais que as beneficiam mesmo quando envelhecem. Certamente, praticar esportes ensina sobre trabalho […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *