Dicas para tornar as crianças mais confortáveis com máscaras

pandemia
Como as crianças podem gerenciar o estresse durante a pandemia
14/09/2020

As máscaras são uma das melhores maneiras de prevenir a propagação do Coronavírus. Mas mesmo que seu filho saiba que deve usar uma máscara em público, pode ser necessária alguma prática, bem como reforço positivo para que ele adquira o hábito de usá-la. Portanto, escolha a máscara que funcionará melhor para seu filho com base em sua idade, nível de desenvolvimento e outros fatores.

0 a 2 anos: Foco na normalização das máscaras

Antes de mais nada, é preciso saber que bebês e crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras, devido ao perigo de asfixia. Em vez disso, concentre-se em apresentá-las ao seu filho, permitindo que vejam você usar a sua. Assim poderão brincar com as máscaras em casa, sentindo que é algo divertido.

2 a 4 anos: Faça jogos

As crianças em fase pré-escolar aprendem brincando. Portanto, usar jogos é uma ótima maneira de ajudá-las a aceitar as máscaras como uma parte positiva da vida cotidiana. Então, procure oportunidades para tornar tudo mais divertido. A dica é pintar uma máscara de papel e colocar adesivos nela.

Outra opção é decorar uma máscara de tecido. Deixe a criança escolher uma máscara com um tema ou personagem de sua preferência. Além disso, faça máscaras para seus bichinhos de pelúcia ou bonecas. Mostre que outras pessoas também usam máscaras.

5 a 12 anos: Ajude seu filho a entender

Normalmente, as crianças a partir de 5 anos de idade não querem apenas ouvir o que fazer, elas querem entender por quê. Então, ao apresentar as máscaras ao seu filho, converse sobre como o corpo funciona e como as máscaras nos protegem dos vírus.

Crianças de 3 a 7 anos também adoram ajudar. Então, deixe seu filho saber que quando ele usa a máscara, ele está sendo um grande ajudante para sua comunidade.

Personalize as máscaras do seu filho para maior conforto

Sem dúvida, as crianças mais novas são atraídas por máscaras com personagens. Crianças de todas as idades podem se envolver na decoração de suas máscaras. Faça com que seu filho experimente estilos diferentes para ver o que mais gosta. Mas, caso seu filho tenha necessidades especiais, preste atenção extra ao conforto.

Veja se há componentes sensoriais da máscara que podem ser difíceis para seu filho. Para crianças sensíveis ao toque e som, uma máscara de tecido macio pode ser mais confortável. Se o seu filho não gosta de pressão nas orelhas, encontre uma máscara que prenda atrás da cabeça. Se a pele do seu filho estiver sensível ou irritada com o uso prolongado da máscara, converse com seu médico.

Lembre-se de que as máscaras não substituem o distanciamento social.

Por fim, é importante lembrar ao seu filho de manter uma distância segura de outras pessoas. Além disso, faça muitos elogios à medida que ele se ajustar a esse novo aspecto da vida cotidiana.

Retorno seguro, crianças protegidas e pais tranquilos

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz adotou medidas protetivas e cuidados especiais para o enfrentamento do Coronavírus no ambiente escolar. A segurança e bem estar dos alunos é nossa prioridade.

A volta às aulas é a oportunidade de escrever o futuro com as cores do conhecimento e da esperança. Novo mundo, novos tempos, nova forma de relacionamento entre escola, alunos e famílias para a construção de um amanhã mais saudável e seguro para todas as nossas crianças.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *