Criança ansiosa: 5 técnicas para acalmar

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Durante muito tempo, a ansiedade foi vista como um problema enfrentado por adultos. Mas, você sabia que as crianças também podem sofrer de ansiedade? Se você tem uma criança ansiosa em casa, preste atenção neste artigo.

Mesmo que seu filho não seja diagnosticado com transtorno de ansiedade, é extremamente importante ensinar técnicas que acalmam. Aliás, dizer a alguém para se acalmar nunca é eficaz. No entanto, os pais costumam dizer aos seus filhos que mantenham a calma. Mas, para que consigam isso é essencial que aprendam algumas estratégias.

1 – Abraçar a si mesmo

O toque é muito terapêutico, como você pode imaginar, os abraços são incríveis! Segundo os terapeutas ocupacionais, abraçar ajuda a acalmar uma criança ansiosa. De fato, a pressão do toque representa uma forma de entrada sensorial tátil comumente usada para crianças com autismo, ansiedade e outros distúrbios. 

Portanto, dar a si mesmo um abraço é uma parte importante dessa técnica. Então, peça para o seu filho envolver seus braços em volta de si, apertar e segurar o tempo que for necessário, enquanto respira profundamente algumas vezes.

2 – Yoga e alongamentos

Sem dúvidas, muitos adultos em todo o mundo descobriram os múltiplos benefícios da yoga. Um deles é que ajuda a acalmar os sentidos, aliviando assim a ansiedade. Certamente, as crianças podem se beneficiar da yoga da mesma forma! Uma boa dica é ensinar para a criança ansiosa as posições mais simples. Além disso, ensiná-la exercícios de alongamento e respiração.

3 – Respiração

De fato, respirar é uma das técnicas mais fáceis para crianças ansiosas.  Existem várias técnicas de respiração diferentes que funcionam muito bem. Assim, a mais fácil é respirar fundo, segurar por três segundos e depois expirar. Isso pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para que a criança comece a se acalmar.

4 – Caminhada

A princípio, dar um passeio é conhecido por ajudar a melhorar nossos níveis de energia. Além disso, fortalece nossos músculos, melhorar o equilíbrio e favorecer a saúde em geral. Outro grande benefício da caminhada é que melhora nosso humor e ajuda a aliviar a ansiedade.

Portanto, quando o seu filho começar a ter uma crise de ansiedade, se possível, leve-o para fazer um passeio. Normalmente, andar oferece movimento que ajuda a aliviar fisicamente a ansiedade. Também ajuda a respirar e oferece distrações para afastar a mente da causa da ansiedade. 

5 – Ouvir música

Você já ouviu a expressão: “Música acalma”? Embora não acalme um leão, funciona muito bem para uma criança ansiosa. Ainda mais a música clássica, que é uma típica música calmante. No entanto, nem toda criança gosta desse tipo de música. Por isso escolha uma canção suave de sua preferência.

Ter um rádio pequeno por perto é uma ótima técnica para acalmar as crianças. Assim, seu filho pode escolher predefinir as canções que mais gosta e escolher se deseja usar fones de ouvido. A criança pode até mesmo cantar junto, o que também é uma grande distração da ansiedade.

Aprender a se afastar

Primeiramente, saiba que a ansiedade pode ser causada por várias situações. Mas, algumas podem ser evitadas e outras não. Embora seja ótimo lidar com a ansiedade, às vezes é melhor para a criança aprender a se afastar da causa da ansiedade. 

Conclusão

Por fim, essas sete técnicas para acalmar uma criança ansiosa são ótimos recursos que os pais devem considerar. Como as crianças aprendem melhor pelo exemplo, pratique essas técnicas calmantes e depois ensine para seus filhos. É importante também aprender a acalmar o choro das crianças.

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