Criança agressiva? Saiba como lidar

cães e crianças
Cães e crianças: Benefícios dessa relação
19/08/2019
Autoestima infantil
Autoestima infantil: A importância de elogiar a criança
02/09/2019
criança agressiva

Sem dúvidas, é perturbador ver seu filho pequeno bater, morder ou chutar. Mas, não se preocupe, se você tem uma criança agressiva em casa pode ajudá-la de diversas formas.

Normalmente esse tipo de comportamento tende a melhorar com o tempo. No entanto, você pode ajudar estando ciente do que causa sua raiva. 

Por que seu filho é agressivo?

Bem, é provável que uma criança aja agressivamente quando está cansada, ou quando está com fome, com sede ou estressada. 

Por exemplo, você pode observar que a criança fica mal humorada e propensa a atacar no final de uma longa tarde de compras, ou pouco antes do almoço. 

Criança agressiva na idade pré-escolar

Tratando-se de crianças agressivas nos primeiros anos de vida, o segredo é ser firme. Portanto, você não pode ignorar comportamentos inadequados um dia e responder gritando com seu filho no dia seguinte. Não importa onde você esteja ou o que esteja fazendo, tente ser firme. Confira mais algumas dicas abaixo:

Retire seu filho da situação

Às vezes você precisa tirar seu filho de uma situação para ajudá-lo a recuperar o controle de suas emoções. Por exemplo, você vai ao supermercado e seu filho faz birra e chuta o carrinho de compras porque você não quis comprar o biscoito que ele gosta.

Nesse caso você pode dizer o seguinte: Nós não vamos comprar este biscoito, e se você não parar, nós vamos embora. Assim, se seu filho não se acalmar, leve-o para fora do supermercado.

Mantenha uma conversa antes da crise

Primeiramente, se você sabe que há situações que são mais difíceis para o seu filho, converse brevemente com ele antes. Por exemplo: se a criança sempre causa problemas quando vai para a casa de algum parente.

Exemplo:

Digamos que ele se agita e começa a bater nos primos, vale a pena ter uma breve conversa com ele antes de sair de casa. Então, diga o que você espera do seu comportamento na casa dos primos. Pode ser algo do tipo: “Se você começar a bater nos seus primos voltaremos para casa na hora.”

Dê tempo à criança

Normalmente as crianças menores precisam de um tempo sozinhas com os pais em um lugar calmo. Você pode dizer: “Eu quero que você fique quieto e se acalme. 

Além disso, explique que ele não pode bater em seu irmão quando está com raiva. Assim, quando ele se acalmar poderá voltar e brincar com seu irmão. A dica é falar pouco e ser muito claro nas suas instruções.

Converse com os educadores

Antes de mais nada, é importante lembrar que maus comportamentos, como brigas e agressões físicas, ocorrem em creches e pré-escolas também. De fato, isso faz parte da maneira como as crianças aprendem a conviver umas com as outras.

Mas, você precisa lidar com isso imediatamente se seu filho for agressivo. Além disso, deve manter contato com os cuidadores da criança para se certificar de que o comportamento está melhorando.

Mas…

Aliás, se esses comportamentos agressivos estão acontecendo apenas na escola e não em outras áreas da vida do seu filho, é importante descobrir o que está acontecendo. 

Assim, ouça o que seu filho tem a dizer sobre seus colegas e outras crianças com quem convive.  Certamente, se você observar os mesmos comportamentos em casa, seja firme e informe a escola sobre suas iniciativas.

Conclusão

Por fim, você precisa definir limites para uma criança agressiva. Seja claro com suas expectativas sobre o comportamento de seu filho e quais serão as consequências. Você pode dizer as regras em voz alta ou pode escrevê-las.

Geralmente isso funciona bem para as crianças conhecerem as consequências de suas atitudes agressivas.  Portanto, prepare seu filho dizendo: “Isso é o que eu espero. Se você não pode fazer o que eu espero, se você for agressivo ou intimidador, essas serão as conseqüências”.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *