Como preservar a inocência do seu filho?

 Tudo o que você precisa saber sobre a dislexia e o TDAH
21/05/2018
Rotina e integração no Espaço Educacional Pequeno Aprendiz
23/07/2018

A prevenção do abuso sexual infantil é uma responsabilidade de todos aqueles que estão presentes no convívio social de crianças e adolescentes. Pais, professores, cuidadores e a sociedade em geral cumprem com a difícil tarefa de prevenir qualquer tipo de abuso. Os pais e demais adultos próximos a criança, devem ter o conhecimento  sobre como tratar o assunto para ter a oportunidade de trabalhar bem o tema.

Os pais muitas vezes ignoram as formas para se preservar a inocência de seus filhos e deixam tema sem a devida atenção. Entretanto, é importante ressaltar que a criança é um pequeno aprendiz e assim deve aprender a lidar com todos os tipos de situação, positivas ou não.

 

Como evitar o abuso e preservar a inocência?

Antes de considerar medidas preventivas mais diretas, os pais devem primeiro promover a própria identidade do filho, respeitando sua individualidade. Isso significa dizer que primeiramente é importante reconhecer a criança como indivíduo com direitos e um desenvolvimento em etapas. A empatia e a comunicação afetiva com ele pode gerar um vínculo afetivo positivo e interativo que facilita a resolução de problemas. A comunicação não violenta é o primeiro passo para a construção de um diálogo de respeito entre pais e filhos.

Além deste diálogo aberto, os pais devem sentir a liberdade de lhes dizer que se alguém os tocar ou lhes fazer coisas que lhes deixem desconfortáveis ou que faça com que se sintam esquisitos ensinar a dizer não e que lhe conte sobre. Este canal aberto poderá fazer com que os pais saibam o que a criança não gosta, descubra sobre sua relação pessoal com outras pessoas e assim possam perceber sinais de alerta caso estes existam.

Ensinar as crianças a respeitas aos mais velhos não quer dizer que eles devem obedecer cegamente a todos os adultos ou a qualquer figura de autoridade. Por exemplo, não é positivo dizer a uma criança para que sempre faça tudo o que a professora (ou qualquer outra pessoa que lhes cuide) mandar. Apesar de a obediência ser uma característica positiva no comportamento dos seus filhos, ensinar como obedecer é também um fator determinante para lhes ensinar a ter respeito também sobre as coisas que lhes acontece.

A educação sexual é um tema muito delicado, mas deve-se falar claro com as crianças sobre as diferenças entre expressões de carinho e algum tipo de carícia sexual. Escutar as dúvidas e responder a todas com sensibilidade e serenidade é também importante neste momento de prevenção.  É importante que a criança sinta confiança em sua relação com os adultos mais próximos para que mantenha um contato aberto e assim sinta-se confortável em comunicar qualquer situação desconfortável.

Outros tópicos importantes no trato deste assunto são o apoio de programas profissionais do sistema escolar. O colégio conta com pessoas especializadas em psicologia infantil e prevenção a abusos. Em caso de necessidade, a escola está aberta e tem o compromisso de ajudar em todas essas esferas.

Este tema se abrange como uma educação formal e não formal. Assim, a escola possui papel essencial também na proteção e no ato de preservar a inocência de seus alunos. A escola deve oferecer um ambiente seguro e de confiança, contar com uma equipe profissional e que respeite as crianças em todos os níveis.

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz cumpre com essa necessidade de apoio e instrução e oferece toda a base necessária para o pleno desenvolvimento social de seus alunos. O sistema de ensino Mackenzie se apropria das palavras de Deus para passar mensagens de educação, respeito, caridade e proteção a todos os alunos. Professores e funcionários estarão sempre engajados em formas de se preservar a inocência infantil a fim de garantir o ambiente seguro necessário ao desenvolvimento de todas as fases da infância.

Gostou deste artigo?! Então confira  nossos outros artigos clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *