Como preparar as crianças para a volta às aulas

Enfim, o tempo de descanso… (Férias Escolares)
16/12/2019
As boas vindas: Acolhimento escolar para novos alunos
20/01/2020

Com a volta às aulas, os pais e as crianças devem retomar à rotina do período letivo. Mesmo que as crianças considerem algo muito chato, deixar a diversão das férias para retomar os estudos, precisam entender suas responsabilidades nesse momento. Portanto, os pais devem reacostumar os filhos a acordar mais cedo e ir para a escola com disposição.

Saiba que a volta às aulas não precisa ser desgastante para pais e filhos. A dica para enfrentar esse desafio é saber administrar o tempo e manter tudo organizado, sem perder o controle. Assim, os pais poderão passar sem estresse por essa fase de volta às aulas.

Choro e birra

Antes de mais nada, saiba que é comum as crianças manifestarem alguns sintomas físicos e emocionais nos dias que antecedem o retorno à escola. Por exemplo: não querer se vestir, resistir ao café da manhã, apresentar febre, vômito ou dor abdominal, choro e birra. Essas podem ser algumas das respostas das crianças a volta às aulas. De fato, essas manifestações são normais e não devem durar mais que duas semanas de aulas. 

Realce o lado positivo do regresso à escola

Em relação a isso, é importante que os pais façam comentários positivos próximo do dia de retorno às aulas, referindo-se a isso como algo divertido e positivo. Além disso, é importante recuperar rotinas e horários uma semana antes das aulas.

Primeiramente, é necessário começar a ajustar a hora da criança dormir e fazê-la levantar cedo alguns dias antes. Isso porque o corpo precisa se ajustar à mudança da rotina. Uma boa ideia é antecipar a hora de dormir em 15 minutos por noite, bem como o tempo de despertar.

O ritual do dia de volta às aulas

É importante preparar a mochila junto com a criança, mostrar o uniforme que será usado e deixar os sapatos e o lanche prontos. Logo, evitará o estresse no período da manhã. Assim, quanto mais tarefas forem deixadas para a noite, menos trabalhosas serão as manhãs. Portanto, prepare tudo um dia antes para evitar a correria no dia seguinte

Durante os primeiros dias de aula, recomenda-se incentivar as crianças a conversar com os colegas para evitar o isolamento. Dessa forma estarão aprendendo a estabelecer vínculos para aproveitarem mais os momentos na escola.

As férias chegaram ao fim!

Portanto, os pais devem conversar com a criança para organizarem a rotina novamente, antes do começo das aulas. Tudo no tempo certo! Reveja o cronograma de atividades do se filho para certificar-se de que terá tempo para brincar.

Isso é essencial para o desenvolvimento infantil. É fundamental que os pais organizem os horários dos filhos para que tenham tempo de fazer as tarefas escolares, sem abrir mão dos momentos de diversão.

Também é indicado exercitar a leitura com a criança. Assim, ler junto com seu filho estimula o desejo pela leitura. Além disso, ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação. No processo de evolução escolar, o contato com bons livros é fundamental.

Conheça as atividades escolares de perto, confira os recados na agenda da criança e mantenha contado com os professores. Manter uma boa relação com todos os envolvidos na educação do seu filho irá contribuir para o seu aprendizado.

Dentro do processo de aprendizagem, o material escolar é parte importante. Portanto, é fundamental conferir se está tudo em ordem.

Conclusão

Por fim, os pais devem lembrar que a volta às aulas é um momento importante na vida da criança, que requer cuidado. Caso a criança esteja indo para uma escola nova, a atenção deve ser redobrada para que possa se adaptar da melhor forma possível.

Pergunte aos seus filhos como se sentem ao voltar para a escola. Mostre que você está ciente do que está acontecendo e estará disponível para ajudar. Definitivamente, eles precisam se sentir seguros e amparados nesse momento tão importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *