Como motivar seu filho a estudar

crianças mentem
Saiba por que as crianças mentem
20/05/2019
dizer não aos filhos
A importância de dizer NÃO aos filhos
03/06/2019

A maioria dos bons alunos não nascem bons alunos. Certamente, a personalidade individual desempenha um papel importante na disposição de uma criança em aprender na escola. Além disso, qualquer estudante que possua a aptidão básica e receba a motivação certa, pode se tornar um bom aprendiz. Portanto, saiba como motivar seu filho a estudar.

Um dos maiores erros que os pais podem cometer é limitar a aprendizagem à sala de aula. Embora esse ambiente seja a principal fonte de instrução, a educação deve se estender para fora dos muros da escola.

A seguir, dicas e estratégias comprovadas para motivar seu filho a estudar. Aplique-as corretamente e você verá a criança com alegria em aprender.

1 – Desenvolver uma atmosfera de leitura

De fato, a leitura é a chave para o sucesso na vida. Aliás, a leitura também é chave para o sucesso na aprendizagem. Certamente, as crianças que desenvolvem amor pela leitura têm amor pela aprendizagem. Por outro lado, crianças resistentes à leitura, se voltam contra a aprendizagem.

Leia para seu filho

Sem dúvidas, a leitura não apenas ajuda as crianças a desenvolver um vocabulário muito mais rico, mas também ajuda o cérebro a aprender como processar conceitos e comunicação formal. Além disso, as habilidades adquiridas com a leitura aprimoram o aprendizado em outras disciplinas como matemática e ciências. Portanto, leia para seu filho com freqüência. 

2 – Coloque o seu filho no controle quando possível

Antes de mais nada, é importante orientar as crianças durante o processo de aprendizagem. No entanto, é igualmente importante permitir que elas tenham controle de sua própria experiência de aprendizado. 

Seja em casa ou na sala de aula, ofereça a seu filho a capacidade de contribuir diretamente com suas escolhas educacionais. Dessa forma, uma boa maneira de fazer isso é fornecer opções para as crianças. Por exemplo, ao fazer um desenho ou escrever uma redação, permita que a criança escolha o tema.

3 – Incentivar a comunicação aberta e sincera

Incentive seu filho a expressar sua opinião sobre suas dificuldades de aprendizagem. De fato, é essencial criar uma atmosfera aberta onde ele se sinta confortável em expressar seus gostos, desgostos ou preocupações. 

Quando ele compartilhar sua opinião, certifique-se de validar seus sentimentos, mesmo que não concorde. Os bons alunos sabem que a sua opinião é importante e sentem-se seguros em compartilhar experiências educacionais sem serem julgados, desencorajados ou ignorados.

4 – Concentre-se nos interesses do seu filho

Quando a aprendizagem envolve crianças em áreas e assuntos de seu interesse, a aprendizagem torna-se divertida e as crianças participam mais. Portanto, para motivar seu filho a estudar, incentive-o a explorar temas e assuntos que o fascinem. 

Por exemplo: se ele gosta de dinossauros, ajude-o a encontrar livros e histórias interessantes sobre isso. Em seguida, desafie-o a identificar seus dinossauros favoritos e peça para explicar por que escolheu cada um deles.

5 – Compartilhe seu entusiasmo em aprender

Certamente, se o seu filho perceber que você tem entusiasmo com o aprendizado, é provável que ele também fique entusiasmado. Seja pela leitura, escrita ou até mesmo pela matemática.

Portanto, ajude-o a perceber que o aprendizado é uma jornada de novas descobertas incríveis. Sem dúvidas, ao perceber a alegria que a aprendizagem traz à sua vida, ele começará a compartilhar seu entusiasmo por aprender coisas novas também.

6 – Tornar a aprendizagem divertida através de jogos

Primeiramente, a aprendizagem baseada em jogos não é um conceito novo. Aliás, já existe há muito tempo e pode ser muito vantajosa por várias razões. De fato, usar jogos como uma ferramenta de educação oferece oportunidades para um aprendizado mais profundo. Além disso, estimula o desenvolvimento de habilidades não-cognitivas e ajuda a motivar seu filho a estudar.

Afinal, quando uma criança está ativamente engajada em um jogo, sua mente experimenta o prazer de aprender um novo sistema. Por fim, a aprendizagem baseada em jogos é uma motivação eficaz em sala de aula. Além disso, introduz novas ideias, conceitos e conhecimento de uma maneira que motivadora.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *