Como fazer a criança parar de dormir na cama dos pais?

cérebro do bebê
O que é bom para o desenvolvimento do cérebro do bebê?
18/03/2019
brinquedos seguros
Como escolher brinquedos seguros para seus filhos
29/04/2019

Para muitos casais, a calma da hora de dormir pode durar apenas algumas horas, já que no meio da noite o filho aparece querendo dormir na cama dos pais. Os olhos arregalados de uma criança, muitas vezes molhados de lágrimas e, às vezes, de sono, são combinados com desculpas para persuadir o pai e a mãe.

Alguns argumentos podem ser os seguintes: “meu quarto está fazendo barulhos”, “estou com fome”,”estou com medo”, ou simplesmente “não consigo dormir”. Com certeza, você já ouviu isso antes.

É fácil para uma mãe levantar o lençol e, mesmo sem entusiasmo, deixar a criança dormir em sua cama. Embora tenha que acordar cedo para trabalhar, suporta a agitação noturna do filho, a perda de privacidade e até lençóis molhados como resultado. Então, como fazer a criança parar de dormir na cama dos pais? Neste artigo você encontrará a resposta.

1 – Decore o quarto junto com a criança

Primeiramente, considere permitir que seu filho ajude você a decorar o quanto dele. Dessa forma, poderá escolher pelo menos a cama. Portanto, dê a ele o direito de escolher o tema do quarto. Além disso, o posicionamento da cama e do mobiliário (com a sua ajuda, é claro) e a aparência geral. A ideia é que a criança ame seu quarto e queira passar a noite nele.

2 – Considere o tamanho da cama

Alguns pais colocam o filho numa cama de solteiro ou até maior, assim que a criança deixa o berço. Para algumas, tudo bem, mas outras podem se sentir intimidadas ou ameaçadas pelo tamanho. Dependendo do temperamento da criança, as camas podem fornecer uma sensação agradável. Por outro lado, algumas podem rejeitar totalmente. Por isso uma opção é escolher camas com temática de carros de corrida ou super herói para meninos. Já para as meninas, pode ser castelo de princesas, etc. Certifique-se de que a criança possa entrar e sair da cama facilmente e se sentir confortável nela.

3 – Estabeleça uma rotina para a hora de dormir

Antes de mais nada, saiba que a rotina não precisa ser muito elaborada. No entanto, deve ser algo que seu filho aguarda com expectativa a cada noite. Assim, considera um momento especial. Isso pode ser tão simples quanto ler seu livro favorito em um cantinho da sala de estar. Outra opção é que tome banho com música, coma um lanche e depois escove os dentes. Aliás, ambos podem cantar uma música agradável, fazer uma oração, ou até mesmo um ritual especial de beijar e abraçar na hora de dormir.

4 – Estipule uma regra para seu filho dormir em sua própria cama (sem exceções)

Alguns pais relatam que é útil estabelecer um sistema padrão, por exemplo: “agora que você está no pré, esperamos que fique na sua própria cama todas as noites”. Outra ideia é: “quando você fizer 5 anos de idade receberá novos privilégios! Um deles pode ser escolher um brinquedo para dormir abraçado todas as noites.

5 – Não ceda a choros ou birras

Se você ceder ao choro da criança vai dificultar o processo de adaptação dela ao seu próprio quarto. Diga para seu filho que ele vai dormir em sua cama e pronto! Assim, se a criança não obedecer e ir para sua cama chorando ou fazendo birra, leve-a de volta para seu quarto sem discussão. Não mostre fraqueza, ou seu filho entenderá que esse comportamento faz você ceder aos seus apelos.

6 – Lembre a criança sobre as regras

Não exagere ou dê muita atenção para a insistência da criança em querer dormir na sua cama, simplesmente diga: “obedeça a regra de dormir em sua própria cama”.

Se você mantiver as regras com firmeza, em algum momento, a criança vai cansar de relutar e
parar de dormir na cama dos pais. Assim, ambos estarão mais bem dispostos a encarar um novo dia juntos!

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

Antes de mais nada, você precisa saber que no Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *