Como as crianças podem gerenciar o estresse durante a pandemia

pandemia
Como manter a calma durante a pandemia
07/09/2020
máscaras
Dicas para tornar as crianças mais confortáveis com máscaras
21/09/2020

As crianças são resistentes e podem se tornar mais fortes em tempos difíceis. Nesse momento em que enfrentamos a pandemia do Coronavírus, é importante dar uma atenção especial a elas para que se sintam seguras. Também é essencial saber o que sentem e como vêem tudo que está acontecendo. Mesmo quando estão tristes, estressadas ou frustradas, elas podem aprender a manterem a confiança e a positividade. Além disso, a cuidar de si mesmas.

Incentive seu filho a respeitar seus próprios sentimentos

Por mais que os pais queiram proteger as crianças de emoções desagradáveis, a verdade é que todo mundo se sente péssimo às vezes, mas tudo bem. Uma maneira de ajudar os filhos a serem resilientes é ajudá-los a aceitar e refletir sobre seus sentimentos, em vez de lutar contra eles.

Faça a criança dar vazão aos seus sentimentos em tempos de pandemia

Reservar um tempo para falar, escrever ou apenas pensar sobre como está se sentindo é uma forma da criança (e também dos adultos) se afastar de algo que pode parecer assustador. Ao perceber suas emoções e reações, seu filho pode até recuperar um pouco do controle. Sem dúvida, essa é uma maneira saudável de processar eventos difíceis como a pandemia do Coronavírus.

Auto-reflexão

Mesmo com uma criança pequena, você pode desenvolver habilidades de auto-reflexão observando-a e fazendo perguntas. Por exemplo: se elas parecem estar gostando de uma atividade, você pode dizer: “Como foi isso para você? Isso lhe deixou feliz?

Se elas parecem estressadas, com um novo jogo ou tarefa de ensino à distância, você pode gentilmente falar sobre isso. Desenhos, música e arte são ferramentas poderosas para auto-reflexão. Veja o que funciona para seu filho. Em seguida, ajude-o a falar sobre o que eles criaram.

Ajude seu filho a perceber sinais de estresse durante a pandemia

Com um pouco de orientação, seu filho pode aprender a reconhecer os primeiros sinais de estresse e usá-los como um lembrete para praticar o auto-cuidado. Então, peça a ele que preste atenção no que sente quando está mais estressado. Por exemplo: sua garganta ou estômago dói? Ele sua frio e fica tremulo? Ao trazer a consciência para o que está acontecendo em seu corpo, ele poderá conseguir recuperar o controle. Lembre-o de que essas sensações ruins vão passar.

Quando chegar a hora certa, converse sobre o que pode ter causado o estresse. Ele estava realizando uma tarefa difícil da escola? Ele assistiu uma notícia na TV sobre a pandemia e ficou preocupado? Mesmo que o estresse seja desagradável, converse com seu filho. Da próxima vez que ele se sentir assim, precisará fazer uma pausa, ficar um pouco só ou pedir mais carinho?

Identifique maneiras de enfrentamento para ele controlar o estresse

Quando seu filho está se sentindo triste ou ansioso, qual atividade pode trazer mais tranquilidade para ele? Preste atenção ao que seu filho já faz para recarregar a bateria. Assim sendo, observe se as meninas gostam de dança, brincar com as bonecas ou fazer uma cabana improvisada. Por outro lado, os meninos podem gostar de jogar videogame, brincar com seus carrinhos ou andar de bicicleta. Saiba que todas essas atividades são estratégias de enfrentamento.

Mas, se seu filho precisar de ajuda para encontrar uma atividade, mostre a ele o que você faz para relaxar. Portanto, se você gosta de ioga, encontre uma aula online para experimentarem juntos. Por exemplo: se você gosta de dança, ensine aos seus filhos alguns movimentos. Então, qualquer coisa que lhe traga uma sensação de calma e alegria pode fazer o mesmo por seu filho. Assim, você será um modelo de autocuidado.

Estratégias para manter a calma durante a pandemia

As atividades familiares contam como estratégias de enfrentamento, como cozinhar uma refeição juntos, planejar jogos em família ou trabalhar em projetos domésticos. Por fim, depois que você e seu filho criarem algumas estratégias de enfrentamento, converse com ele sobre quando usá-las, tanto como uma parte planejada do dia, quanto sempre que começar a se sentir estressado.

Retorno seguro, crianças protegidas e pais tranquilos

A equipe do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz adotou medidas protetivas e cuidados especiais para o enfrentamento do Coronavírus no ambiente escolar. A segurança e bem estar dos alunos é nossa prioridade.

A volta às aulas é a oportunidade de escrever o futuro com as cores do conhecimento e da esperança. Novo mundo, novos tempos, nova forma de relacionamento entre escola, alunos e famílias para a construção de um amanhã mais saudável e seguro para todas as nossas crianças.

Contamos com a colaboração de toda a comunidade escolar para estabelecer um novo modo de convivência, que inclui respeitar os protocolos de higiene e distanciamento, sem perder os vínculos de afeto.

Traga seu filho de volta à escola. Estamos trabalhando para garantir a segurança dos alunos e a tranquilidade das famílias nesse momento de pandemia.

Saiba mais sobre a importância de fazer a matrícula em dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *