Como conciliar filhos e trabalho?

filho não obedece
Seu filho não obedece? O que fazer
23/09/2019
Qual a importância de fazer a matrícula em dia do seu filho?
09/12/2019

Muitos pais jovens percebem que é cada dia mais difícil conciliar filhos e trabalho com a rotina de criar um filho. Muitos pais se sentem frustrados, culpados e impotentes diante da falta de tempo para estarem junto a seus filhos, participando de sua educação. O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz sabe que esse desafio de equilíbrio entre filhos e trabalho é comum e está sempre aberto a ajudar.

Os pais são durante muitos anos, a base da estrutura familiar e criação cristã de seus próprios filhos. A falta de tempo devido a jornadas de trabalho os obriga a buscar formas de se fazer mais presente na educação de seus filhos. Ainda que esse tipo de “abandono” possa repercutir na formação da identidade dos filhos, o certo é que as crianças acabam por se adaptar a este tipo de situação. Algumas crianças podem sofrer no início mas, logo acabam se habituando com a rotina de sua família.

Em momentos especiais, é importante que os pais possam se fazer presentes sempre, como aniversários e reuniões e festas escolares. Apesar da rotina do dia-a-dia ser corrida é sempre bom realizar refeições em família, com momentos de oração pelo menos aos fins de semana.

Quando os pais trabalham e tem que estar todo o dia fora de casa, é importante encontrar e estabelecer momentos de encontros da família. A atitude dos pais, nesse sentido, deve ser aberta e dar toda a atenção e afeto já que as crianças necessitam dessa atenção e de um contato físico com seus pais.

Os momentos que os pais têm para compartilhar conversas e carinhos representam uma riqueza em todos os sentidos para pais e filhos. Nestes encontros os pais devem estar voltados a escutar com interesse as experiências vividas por seus filhos. Os psicólogos dizem eu esta deve ser uma atitude natural e não uma obrigação, já que seria contraditório para as crianças perceber a falta de prazer que seus pais tem em compartilhar com eles esses momentos.

Os pais possuem a obrigação de trabalhar, mas devem estar presentes nos momentos bons e ruins de seus filhos. Se as crianças possuem a atenção e o amor que tanto necessitam, o vínculo afetivo com seus pais será estimulado e fará com que sua autoestima e confiança sejam exemplares. As crianças necessitam saber que, apesar de estarem longe de seus pais enquanto eles trabalham, deverão seguir suas regras e respeitá-los com amor e orgulho.

 

Como conciliar filhos e trabalho?

A necessidade de conciliar a rotina com filhos e trabalho não pode ser separada da ideia de corresponsabilidade entre a família e a própria sociedade. Os pais devem ser conscientes de que as pessoas devem ser valorizadas pelo o que são como pessoas e não pelo o que possuem.  O respeito aos princípios cristãos devem estar acima de tantos outros valores do mundo.

A administração do tempo é o grande tema para o equilíbrio entre as jornadas de trabalho e o cuidado dos filhos. A responsabilidade de ter filhos e educa-los é exclusivamente da família. A sociedade em geral e a escola cumprem com o papel de acordo com suas funções. Assim, os horários estendidos em colégios ou as atividades complementares além do horário do colégio são propostas para pais que não conseguem equilibrar seus horários.

Mas, é lógico que apesar dessas possibilidades, ainda é necessário preencher o tempo dos filhos com a presença afetiva dos pais. O equilíbrio entre a jornada de criação de filhos e trabalho e o tempo dedicado ao lar devem ser prioridade para a organização intrafamiliar, e o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz estará sempre disposto a ajudar novos pais a equilibrar todas essas funções.

Gostou deste artigo?! Então confira  nossos outros artigos clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *