Cama elástica: Dicas para a segurança das crianças

água engarrafada
Água da torneira ou engarrafada? Saiba qual é a melhor para seu filho
24/06/2019
Ebook Gratuito “Os Limites da Criança”
17/07/2019

A cama elástica é bastante popular entre as crianças e muitas vezes você as vê em festas infantis. No entanto, elas podem ser perigosas. De acordo com especialistas, a cama elástica pode causar lesões quando medidas de segurança são ignoradas.

Antes de mais nada, você precisa saber que a cama elástica é uma estrutura de metal circular com um pedaço de tecido forte e esticado. Assim, o tecido é mantido no lugar por molas, oferecendo resistência para saltar. No entanto, essa área de salto não é elástica como muitas pessoas acreditam.

Assim, muitas dessas lesões podem ocorrer na cama elástica quando:

– Duas ou mais crianças pulam na cama elástica e colidem;

– Uma pessoa que está saltando ou fazendo acrobacias atinge uma criança;

– A criança cai da cama elástica ou salta para fora com displicência.

Saltos muito altos devem ser desencorajados

De fato, as crianças muitas vezes ficam animadas quando estão usando a cama elástica. Mas infelizmente, algumas tendem a pular muito alto e podem perder o controle. Isso pode resultar em um pouso errado. Portanto, para evitar isso, as crianças devem sempre ser orientadas para controlar seus saltos.

Pousar com ambos os pés

A maioria das lesões ocorre como resultado de erros de aterrissagem. A maneira mais segura de pousar é com ambos os pés porque do contrário pode levar a uma lesão. Sem dúvidas, pousar com um pé é muito perigoso e torna a criança vulnerável porque seu corpo não está alinhado corretamente. Além disso, a criança não tem forças estabilizadoras.

A supervisão de um adulto é sempre necessária

Não deixe, em hipótese alguma, crianças sozinhas enquanto pulam. As crianças são criativas e sempre querem colocar em prática ou experimentar sua capacidade de fazer algo novo, especialmente se estiverem sozinhas.

Dessa forma, elas podem tentar praticar alguns truques que podem resultar em um pouso errado, seja com a cabeça ou com o pescoço para baixo. No entanto, isso pode resultar em ferimentos graves e permanentes. Mas quando um adulto está presente deve monitorar como as crianças pulam e impedi-las de fazer movimentos perigosos.

Como garantir a segurança do seu filho

– Certifique-se de que apenas uma criança de cada vez pule na cama elástica. Além disso, incentive a criança a pular no centro.

– Não permita que seus filhos dêem cambalhotas. Isso porque se pousarem com a cabeça pode causar uma lesão.

– Certifique-se de que as molas, os ganchos e a estrutura da cama elástica estejam completamente protegidas. Além disso, a estrutura deve estar distante de árvores, paredes ou grades.

– Não é recomendado que crianças menores de 6 anos usem uma cama elástica de tamanho normal.

Conclusão

Embora o uso da cama elástica seja uma fonte de entretenimento e exercício para as crianças, também pode ser muito perigoso se as regras de segurança não forem seguidas.

Portanto, os pais têm a responsabilidade de garantir a segurança e o bem-estar de seu filho. Enquanto pular na cama elástica parece uma atividade inofensiva, não cumprir as regras e regulamentos de segurança pode tornar essa atividade perigosa.

Por fim, se você seguir todas as dicas de segurança, seu filho poderá brincar de forma saudável sem correr o risco de lesões. Ainda assim, é importante se certificar que essa estrutura está em bom estado antes da criança fazer uso dela.

Saiba também como escolher brinquedos seguros para seus filhos.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. Aliás, o material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *