Brincar ao ar livre: Por que faz bem para a saúde das crianças

Ser Criança – Palestra com a Psicopedagoga Ana Baiana
15/10/2018
Alimentação na infância
Alimentação na infância: Razões pelas quais seu filho não está comendo e o que fazer!
12/11/2018
brincar ao ar livre

Houve décadas em que manter as crianças dentro de casa era uma tarefa difícil. Os filhos daquele tempo preferiam brincar ao ar livre. Com o passar dos anos e os ambientes evoluindo rapidamente, a natureza das crianças também mudou. O que aparentemente desempenhou um papel fundamental na mudança de mentalidade delas foi a tecnologia.

A tecnologia não é tão ruim se forem observadas as boas mudanças que trouxe para a nossa sociedade. Na verdade, nesta era, ter acesso a internet tornou-se obrigatório. Duas décadas atrás, ninguém teria pensado em tal mudança. Agora, as pessoas não conseguem mais viver sem dispositivos tecnológicos. Nem as crianças de hoje.

Vitamina D

A vitamina D desempenha um papel importante no organismo. Ela pode ser obtida com a exposição ao sol. Os corpos funcionam em sua melhor forma quando recebem luz solar suficiente. Essa é uma das razões pelas quais as crianças devem brincar ao ar livre. Além disso, a vitamina D ajuda a melhorar o sono e o humor.

Exercícios físicos

Quando as crianças brincam do lado de fora da casa, têm tempo suficiente para colocar seus músculos em ação. Embora possam se exercitar dentro de casa é melhor que saiam para brincar. Assim, com as brincadeiras estarão se exercitando. Jogar bola ou andar de bicicletas são boas opções.

Funções executivas

As funções executivas são essenciais para o crescimento pessoal das crianças. Dessa forma, a execução de certas tarefas requer algumas habilidades cognitivas essenciais que ajudam a ter um controle comportamental. Além disso, estimulam a criatividade e a imaginação.

Contato com elementos naturais

Brincar ao ar livre, seja em um parque ou em seu próprio quintal, cria possibilidades únicas para as crianças liberarem sua imaginação. Portanto, é preciso fazer com que elas apreciem coisas que só podem ser sentidas. Basta pensar em todas as opções disponíveis na natureza que seu filho nunca terá em um brinquedo comercial (ou pior, em um smartphone, tablet ou tela de TV).

Pedras, plantas, folhas, solo, grama e água podem ser convertidos em outras coisas quando uma criança envolve sua imaginação. O senso natural de descoberta está envolvido quando brincam fora, e isso contribui para a criatividade, resolução de problemas e habilidades para lidar com pensamentos divergentes.

Importância do risco

Os pais precisam manter suas crianças seguras, mas às vezes, exageram demais. Ao limitar as crianças a brincadeiras exclusivas, elas perdem a oportunidade de crescimento e desenvolvimento que vêm com uma “brincadeira arriscada”.

Isso não significa perigoso, significa simplesmente brincar em um local seguro, onde têm a oportunidade de experimentar a sensação de um joelho esfolado. Por exemplo, se uma criança tentar subir em uma árvore, mas não conseguir, aprenderá muito mais do que se nunca tivesse tentado.

A tentativa e o erro que as crianças experimentam através das “brincadeiras arriscadas” ao ar livre contribuem para habilidades como empreendedorismo, autoconsciência, resolução de problemas, independência e persistência.

Oportunidades de socialização

Brincar ao ar livre permite que crianças demonstrem aspectos de sua personalidade que nunca exporiam em um ambiente interno. Talvez seu filho goste de correr e sentir o vento em seus cabelos. Como você saberia se não o levasse ao parque? As crianças se socializam melhor ao ar livre do que em ambientes fechados.

Os níveis de estresse e ansiedade das crianças também diminuem quando brincam ao ar livre. Os benefícios se estendem também às crianças com necessidades especiais. Se você quiser ampliar a fisioterapia e outras formas de assistência que seu filho especial está recebendo, leve-o para brincar fora de casa, assim obterá benefícios adicionais.

A socialização vem com o tempo e isso exige que as crianças saiam e brinquem sozinhas. Dessa forma, saberão como um trabalho em equipe acontece ou como podem conhecer novas pessoas ou fazer amigos.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz conta com professores qualificados e interessados em aplicar em sala de aula metodologias que favoreçam o desenvolvimento de cada aluno. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

 

1 Comentário

  1. […] do seu filho. Certamente, algumas áreas são mais seguras do que outras quando se trata de brincar ao ar livre de pés […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *