Cães e crianças: Benefícios dessa relação

filho escutar você
Truques para fazer seu filho escutar você
12/08/2019
criança agressiva
Criança agressiva? Saiba como lidar
26/08/2019
cães e crianças

Ter um cãozinho em casa pode beneficiar a inteligência emocional do seu filho. De acordo com estudos, os cachorros também podem ter um efeito positivo na saúde de uma criança. Saiba agora quais os benefícios da relação entre cães e crianças.  

Desenvolve a empatia

Diversos estudos mostraram que as crianças que possuem animais de estimação são mais empáticas em relação as outras. Afinal, quando há animais de estimação em casa, pais e filhos frequentemente compartilham o cuidado com o animal.

Além disso, a relação entre cães e crianças melhora as habilidades cognitivas. Conforme pesquisas, as crianças que conversam com animais de estimação, seja dando elogios e comandos ou apenas balbuciando, mostram melhor desenvolvimento cognitivo.

Menos estresse

Foi provado que acariciar um cão reduz os níveis de cortisol na pessoa e no animal de estimação. Além disso, pesquisas descobriram que os níveis de estresse infantil diminuem quando se lê em voz alta para um cachorro. Assim, brincar com o animal de estimação aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que acalmam a mente e melhoram o humor. 

Embora a maioria das crianças seja gentil com os cachorros, algumas podem ser excessivamente ásperas ou até mesmo agressivas. Portanto, se tal comportamento persistir, pode ser um sinal de problemas emocionais significativos. 

Mais saúde

Além dos benefícios óbvios da relação entre cães e crianças como brincar com o animal e ser mais ativo, vários estudos sugerem que as crianças que convivem com cães têm uma chance menor de desenvolver alergias. De acordo com estudos ainda em andamento, os cães podem até ter um efeito semelhante a um probiótico no corpo humano. 

Benefícios da relação entre cães e crianças

De fato, as crianças criadas com cães recebem muitos benefícios. Portanto, desenvolver sentimentos positivos sobre os animais de estimação pode contribuir para a autoestima e a autoconfiança de uma criança. Além disso, relacionamentos positivos com um cachorro pode ajudar no desenvolvimento de relações de confiança com os outros. 

Portanto, um bom relacionamento com um animal de estimação também pode ajudar no desenvolvimento de comunicação não verbal, compaixão e empatia. Assim, um cachorro pode servir a diferentes propósitos para as crianças.

Cães são bons companheiros

De fato, os cães são bons companheiros, eles podem ser fontes seguras de segredos e pensamentos das crianças. Isso porque elas costumam conversar com seus animais de estimação, como fazem com seus bichinhos de pelúcia. Além disso, os cães fornecem lições sobre a vida, incluindo reprodução, nascimento, doenças, acidentes, morte e luto.

Assim, podem ajudar a desenvolver um comportamento responsável nas crianças. Por outro lado, os cães fornecem uma conexão com a natureza e podem ensinar respeito pelos outros seres vivos.

Conclusão

Por fim, ao adotar um cão para o seu filho, certifique-se de pesquisar as raças e falar com o criador sobre o estilo de vida da sua família. Dessa forma, você poderá garantir que o animal de estimação que você receberá em casa é a melhor opção para seu filho.

Aliás, quando as crianças recebem tarefas para fazer, como ajudar a cuidar de um animal de estimação, elas mostram uma melhora na auto-estima. No entanto, as tarefas devem ser apropriadas à idade. Além disso, certifique-se de educar as crianças sobre a linguagem corporal do cão e sempre supervisionar suas interações. 

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. Aliás, o material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *