Autoestima infantil: A importância de elogiar a criança

criança agressiva
Criança agressiva? Saiba como lidar
26/08/2019
hora de dormir da criança
Dicas disciplinares para a hora de dormir da criança
09/09/2019
Autoestima infantil

Você costuma elogiar seus filhos quando realizam uma boa ação? Saiba que a autoestima infantil deve ser estimulada para que a criança tenha autoconfiança. De fato, as crianças precisam experimentar coisas novas, assumir riscos saudáveis ​​e resolver problemas. Portanto, dê a eles uma base sólida para seu aprendizado e desenvolvimento.

As crianças aprendem muito rápido. Assim, tendem a ser mais pressionadas do que nunca. Sim, para que uma criança seja a melhor, o que é o desejo de todos os pais, ela deve ter uma vantagem. Isso significa começar as coisas na vida em uma idade muito tenra. Mas, isso pode causar um forte estresse na criança.

Portanto, para conduzi-las, muitas técnicas são usadas para empurrá-las até seus limites. No entanto, infelizmente, o elogio e reconhecimento de todo o seu esforço sempre fica por último.

Mantenha um equilíbrio

Se por um lado existem pais que fazem poucos ou nenhum elogio a seus filhos, por outro há aqueles que fazem elogios demais. Certamente, ambos não são saudáveis. Portanto, para estimular a autoestima infantil o ideal é ter equilíbrio.

Não ofereça falsas expectativas…

De fato, muitos pais inflam o ego do seu filho superando a verdade sobre as suas habilidades, dando-lhes uma falsa sensação de segurança e obscurecendo quem eles realmente são. 

Elogie seu filho com sinceridade

Sem dúvidas, elogiar uma criança deve sempre ser algo sincero. Então, tente reagir o mais naturalmente possível quando fizerem algo bom. Afinal, as crianças são muito hábeis em saber quando um pai está elogiando-as por algo que não fizeram. 

Por exemplo, se foi você que escolheu o presente para o dia dos pais e não a criança, elogiá-la por isso será uma mentira. Assim, não fará a criança se sentir bem. Em vez disso, fale sobre como seu filho participou da compra do presente e elogie-o com sinceridade.

Elogiar pode mudar um mau comportamento

De acordo com psicólogos infantis, o uso de elogios por comportamentos desejáveis ​​leva a repetição de ações semelhantes. Por quê? Porque é bom fazer a coisa certa e ser recompensado por tomar boas decisões. Isso é algo considerado por crianças de qualquer idade. 

Por outro lado, se você disciplinar e reconhecer apenas o comportamento negativo, as crianças muitas vezes “agirão” para obter a atenção de que precisam. Assim, elas podem começar a acreditar que a atenção negativa é melhor do que nenhuma. 

A importância do elogio para a autoestima infantil

Existem algumas regras simples a seguir para usar o elogio para incentivar o bom comportamento da criança, confira:

Seja honesto e direto

Quando você perceber que seu filho está fazendo algo bom que o deixa orgulhoso, elogie imediatamente. Por exemplo, “Ana, estou muito feliz em vê-la dividir seus brinquedos com suas amigas”. De fato, essa é uma maneira eficaz de utilizar elogios.

Use gestos carinhosos para elogiar

Não se torne robótico na realização de elogios e certifique-se de manter contato visual com a criança. Além disso, dê um abraço, um beijo ou outro gesto de carinho.

Compartilhe as boas ações da criança

Certifique-se de compartilhar as boas ações do seu filho com os outros. Portanto, quando o pai chegar em casa ou a vovó telefonar, diga a ela o que seu filho fez. Certamente, isso favorece a autoestima infantil.

Conclusão

Por fim, quando seu filho escolher um bom comportamento em detrimento de um mau comportamento, certifique-se de que saibam que você percebeu. A outra coisa a considerar sobre a importância de elogiar uma criança é se você está ou não esperando demais. 

Embora as crianças tenham a necessidade de serem empurradas para que possam encontrar todos os seus pontos fortes, é injusto fazer tanta força e não elogiar suas realizações. 

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. Aliás, o material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *