As vantagens de uma boa integração aluno e escola

Ebook Gratuito “Os Limites da Criança”
17/07/2019
esportes
Por que você deve incentivar seu filho a praticar esportes
29/07/2019

Uma boa escola se desenvolve a partir da troca de valores e conhecimentos. Dentro da metodologia desenvolvida no Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, os professores cumprem o importante papel de ser uma ponte entre a escola, os alunos e os pais, fazendo com que a integração aluno e escola aconteça da melhor maneira possível.

Desde os primeiros anos, seus filhos poderão ser estimulados a pensar de maneira coletiva e cristã, preparando-se desde já para interações da vida social adulta. A escola tem uma importância fundamental para a formação da criança em todos os níveis educativos.

A integração aluno e escola ajuda na luta contra todas as formas de preconceito. Os valores cristãos defendem sempre a boa convivência, o amor e o respeito ao próximo. Dessa forma, a educação Mackenzie trabalha com a importância em se integrar as crianças desde pequenas para que desenvolvam os valores morais e um espírito de comunidade.

Perfil dos professores

O processo de integração aluno e escola requer que o professor seja amável, respeitoso, divertido, carinhoso, paciente e com uma vocação para ensinar. Estes são valores priorizados pelo nosso espaço educacional: além da formação profissional de qualidade, formar cidadãos de bem.

Por essa razão, a integração aluno e escola é muito respeitada em nossa instituição. O professor tem o dever de estimular os alunos na aprendizagem a partir de uma metodologia que educa com princípios cristãos e se preocupa sempre em incentivar o bom relacionamento entre a criança e o seu ambiente escolar.

Quando a criança está enfim sozinha com o professor e as demais crianças, ela poderá se sentir confusa por estar em um ambiente estranho com pessoas desconhecidas. Assim, as crianças poderão logo desenvolver um perfil comportamental mais recluso, ansioso e até mesmo irritadiço.

Uma má integração a este novo ambiente escolar pode trazer dificuldades para quando esta criança for realizar as atividades que lhes são atribuídas. Nessa fase alguns problemas lógicos de adaptação à escola podem surgir, e nossos professores estarão sempre preparados para lidar com este tipo de situação.

Em geral, é comum surgir problemas de adaptação em meninos e meninas dos 0 aos 6 anos. Muitos ainda são tímidos por terem pouco contato fora do núcleo familiar, fazendo-os muito dependentes dos pais.

Os problemas citados que podem surgir nessa fase inicial de integração aluno e escola necessitam ser detectados rapidamente. Os professores então buscarão proporcionar um ambiente onde seu filho ou filha se sinta confortável e tenha confiança. O respeito e a presença dos valores cristãos são importantes no desenvolvimento de capacidades.

A metodologia Mackenzie de ensino busca agregar todo bom conhecimento cristão e pedagógico desde os primeiros anos. Os primeiros anos na escola são de extrema importância para um desenvolvimento pessoal de bem para todos os seus alunos.

Conselho aos pai

Muitos pais se questionam sobre o perfil de integração que a escola proporcionará a seus filhos. Para os pequenos que vão à escola pela primeira vez, ou em caso de alunos novos, essa dúvida é motivo de preocupação para muitos pais. Por isso, aconselhamos aos pais a levarem em conta que, ainda que seus filhos estejam ansiosos para o primeiro dia de aula, para eles se separar da mãe ou do pai, ou de outra pessoa que os leva a escola, é um grande desafio.

Em estágios iniciais, e principalmente para crianças no berçário, o primeiro contato com a escola deve ser feito ainda na presença dos pais. Esta proposta busca familiarizar o novo ambiente para a criança. A carga horária reduzida, o trabalho lúdico e a presença dos pais auxiliam nesta fase, por isso a presença dos pais é fundamental para a articulação deste primeiro momento.

Os professores da escola são preparados para lidar com esta fase e poderão fornecer todo auxílio e sacar todas as dúvidas! O trabalho integrado entre alunos, escola e pais harmoniza as relações em seus estágios mais iniciais e permite aos pequenos um pleno desenvolvimento intelectual.

Gostou deste artigo?! Então confira  nossos outros artigos clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *