As boas vindas: Acolhimento escolar para novos alunos

volta às aulas
Como preparar as crianças para a volta às aulas
06/01/2020
mudança de escola
Mudança de escola: Saiba como ajudar seu filho a se adaptar
10/02/2020

Ao iniciar o ano letivo, todos os alunos do colégio estão animados e felizes por voltarem à rotina de aprendizado no sistema Mackenzie. Entretanto, para os alunos novos, o início do ano pode ser um desafio e nós o ajudamos a superar através de um acolhimento escolar estratégico!

O programa de acolhimento escolar é essencial para ajudar os novos alunos a fazer amizades, ajustar rotinas e assim, ter a melhor experiência nesta nova fase! Para os pequenos, o primeiro dia de aula desperta medo e ansiedade, por isso é importante proporcionar uma boa primeira impressão para que ele possa desenvolver um ótimo ano escolar.

A fim de promover um espaço cristão de cooperação e de desenvolvimento positivo, este processo de acolhimento escolar é muito importante no primeiro contato coma escola. A proposta pedagógica nos primeiros dias é gerar uma boa primeira impressão aos novos alunos, auxiliando assim em sua nova adaptação.

O acolhimento escolar envolve todos os novos alunos, professores e os familiares. No processo, é importante que se tenha uma conversa aberta sobre as propostas do colégio, as necessidades do aluno e explicações quanto às atividades e rotinas da escola aos pais. O acolhimento tem grande importância pedagógica, e não pode ser realizado de qualquer maneira. É uma etapa importante para o ingresso da criança ao colégio, e por isso é muito bem planejado em cada detalhe.

 

Como se desenvolve o acolhimento escolar? 

Durante a primeira semana de aulas todos nossos alunos são estimulados a participar das atividades de acolhimento escolar. O professor é o responsável por promover e orientar as atividades. Há cinco passos principais a serem seguidos durante esse período:

  • Organização de atividades e acordos de convivência entre meninos e meninas

A partir do primeiro contato, os alunos ao interagirem precisam saber como agir e ter uma boa convivência com todos os seus colegas. Assim, os alunos são estimulados a criar regras de comportamento para se relacionarem tanto com os colegas quanto com os professores.

  • Aplicação desde o primeiro dia de aula tudo o que foi organizado previamente

Os alunos ao criarem as regras de comportamento e respeito ao próximo, já as aplicam desde o primeiro dia de aula. É um fator importante para criação e adaptação na nova rotina.

  • O professor deve promover o aprendizado e reforçar a integração dos alunos

As dinâmicas do acolhimento escolar são importantes tanto para iniciar a rotina de aprendizagem quanto para colaborar para a integração dos alunos novos com os demais colegas.

  • O professor deve adotar medidas para evitar bullying e a violência escolar

Neste primeiro contato, os alunos novos podem ser vítimas ao serem isolados do convívio. Os professores conscientes desta questão, farão todo o necessário para se contornar situações de bullying e violências escolares.

 

Por que é importante a participação dos alunos novos no acolhimento escolar? 

O acolhimento escolar é o momento de conhecer os colegas de classe, por isso um ambiente mais descontraído e confortável é muito importante para adaptação e formação do vínculo aluno-escola.  Além disso, o acolhimento escolar é a oportunidade perfeita para se promover um encontro caloroso os professores e toda a turma a ser iniciada.

Participação dos pais no acolhimento escolar

O acolhimento escolar também é estendido para a família do aluno novo através de reuniões e guias sobre a nova rotina do aluno. O acompanhamento dos pais neste processo inicial é fundamental para o desenvolvimento e adaptação da criança.

É recomendado que os pais conversem semanas antes sobre a volta às aulas. Explicar a importância das férias e sobre a nova escola poderá ajudar a criança a estar aberta a esta nova experiência. Comentários animados sobre a escola poderão estimular às crianças a sentirem-se mais a vontade e seguras no novo ambiente escolar.

Gostou deste artigo?! Então confira  nossos outros artigos clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *