Maneiras de manter seu filho envolvido no aprendizado em casa

Coronavírus
Os desafios da volta às aulas na era do Coronavírus
17/08/2020
pandemia
Como manter a calma durante a pandemia
07/09/2020

Se você sente que acabou de se tornar a professora substituta de seus filhos, você não está sozinha. De fato, estabelecer uma rotina de aprendizado em casa pode ser complicado para alguns pais. Com os filhos impedidos de ir à escola devido à pandemia do Coronavírus, cabe aos pais e outros cuidadores manterem as crianças engajadas, animadas e aprendendo coisas novas.

A dica é fazer uma atividade única por dia para evitar que seu filho caia na rotina e lembre-se de que nem todo aprendizado em casa envolve disciplinas escolares tradicionais. Então, peça para seus filhos ajudarem a varrer a casa ou lavar a louça.

Torne divertido o aprendizado em casa

Embora as atividades específicas possam variar, o objetivo é sempre o mesmo: ensinar em um ambiente que seja envolvente, divertido e livre de estresse, para que seus filhos se sintam seguros.

Para ajudar seu filho a ficar animado para estudar em casa, comece com algo motivador, por exemplo: uma história ou um jogo. Deixe seu filho escolher a tarefa que gostaria de concluir primeiro. Depois que ele completar a tarefa, faça uma pequena pausa para uma atividade divertida.

Quando necessário, estabeleça um sistema de recompensa para garantir que eles recebam o reconhecimento apropriado por atitudes positivas e trabalho concluído.

Estrutura é a chave para o aprendizado em casa

Crianças de todas as idades precisam entender que essa pausa prolongada não são férias, mas um momento importante para continuar aprendendo. Portanto, tenha uma programação diária com seu filho.

Depois que ele concluir todas as lições fornecidas pela escola, sinta-se à vontade para trabalhar em outras oportunidades de aprendizado. Seja criativo! A seguir, algumas ideias:

Programe um tempo todos os dias para a leitura. Depois que seu filho terminar um livro, desafie-o a usar o que aprendeu em uma atividade relacionada, por exemplo, fazer uma fantasia retratando seu personagem favorito ou escrever um breve resumo da história.

Dicas úteis

– Peça a seu filho que pesquise um assunto de sua escolha e faça uma lista dos fatos que aprendeu.

– Outra dica é estimular a criança a fazer um boneco de argila ou criar outro projeto artístico divertido.

– As crianças adoram cozinhar. Então, escolha uma receita e façam juntos. Essa atividade pode ser realizada a qualquer hora do dia fazendo lanches saudáveis.

– Pegue uma revista, recorte fotos e palavras que descrevam você, cole-as em um pedaço de papelão e exiba-as em sua casa. Outra opção é pedir aos filhos pequenos que recortem as palavras que começam com a “letra do dia” ou faça uma lista dos itens em sua casa que começam com a mesma letra.

Exercícios ao ar livre

Se o tempo permitir, peça para seu filho sair para desfrutar de 30 minutos de atividade física no quintal, várias vezes ao dia. Se o tempo estiver ruim, faça uma pausa para exercícios dentro de casa. A dica é dançar, praticar ioga ou participar de uma aula de exercícios online.

Além das interrupções de movimento, uma mudança de ritmo é sempre boa para o aprendizado em casa ocorrer de forma contínua. Incentive seus filhos a concluir qualquer tarefa de aprendizagem online dentro de casa e, em seguida, saia para estender a lição ao ar livre.

Alguns exemplos para crianças mais novas:

Leia um livro sobre nuvens. Em seguida, vá para fora e olhe para o céu. Peça a seu filho que identifique as formas de qualquer animal que ele vir flutuando nas nuvens. Logo depois, volte para dentro e cole bolas de algodão no papel azul para ilustrar o que viram.

Ensine seu filho sobre poluição sonora. Leve ele para o lado de fora da casa com papel e lápis, peça que ouça e anote todos os sons. Assim, converse com seu filho sobre o que ele observou.

Se mantenha positiva

Por fim, com as escolas fechadas pelo menos por enquanto, você pode ter que conduzir seu filho por um grande aprendizado em casa. Então, certifique-se de respirar fundo e permanecer positiva. Sem dúvida, existem inúmeras oportunidades para ajudar seus filhos a se manterem envolvidos no processo de aprendizagem!

Veja também: Longe da escola, como estimular os filhos durante a pandemia do Coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *