Amizades na infância: Importância e benefícios para a criança

Saiba como a neurociência pode melhorar a educação infantil
Saiba como a neurociência pode melhorar a educação infantil
31/12/2018
choro das crianças
Maneiras de acalmar o choro das crianças
25/02/2019

Você lembra-se do seu primeiro amigo de infância? Aquele que brincava com você na escola? Mesmo agora, quando adultos, nossos amigos continuam sendo uma parte extremamente importante de nossas vidas. Com eles compartilhamos problemas, momento felizes, pedimos conselhos e damos muitas risadas. Os amigos ajudam cada um de nós a definir quem somos. Portanto, as amizades na infância são algo de muito valor.

Para as crianças, fazer amigos na escola é uma parte vital do desenvolvimento social e emocional. Atributos como competência social, altruísmo, autoestima e autoconfiança têm se correlacionado positivamente com os amigos. 

Segundo estudos, as amizades na infância permitem que as crianças aprendam mais sobre si mesmas e desenvolvam sua própria identidade. E, à medida que amadurecem, os amigos podem ajudá-las a reduzir o estresse e a enfrentar experiências desafiadoras, especialmente durante a adolescência. 

Mas os amigos não oferecem apenas benefícios sociais e emocionais, os amigos podem influenciar positivamente na saúde das crianças. Estudos mostram que crianças que brincam frequentemente com amigos tinham mais probabilidade de praticar esporte. Isso porque na companhia dos colegas as atividades tornam-se mais divertidas.

Gerenciando amizades 

Antes de mais nada, é preciso saber que nem sempre é fácil para as crianças gerenciar as amizades. Portanto, brigas e desentendimentos acontecem por motivos bobos. Assim, aprender como manter e fazer novos amigos envolve uma série de habilidades que as crianças pequenas precisam adquirir e desenvolver. 

Para algumas, essas habilidades vêm naturalmente, indo e vindo entre grupos de amizade, compartilhando suas experiências e abrindo possibilidades de aproximação de novos amigos. Para outras, o mundo das amizades pode ser muito mais difícil de navegar. Saiba que é benéfico para as crianças administrarem e construírem seus próprios relacionamentos.

Embora, como pais, possamos querer interferir, em muitos casos isso não é indicado. Mas há maneiras de você ajudar seu filho a aproveitar as amizades na infância da melhor maneira possível. Dessa forma, as crianças tornam-se mais confiantes. Logo, isso ajuda a construir e desenvolver suas habilidades sociais.

Saiba o que você pode fazer para ajudar seu filho nas interações sociais

Primeiramente, tente ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais positivas desde cedo. Dessa forma, ajude-o a entender a importância de compartilhar, levando em conta os sentimentos da outra pessoa.

Isso pode tornar a criança mais receptiva a firmar amizades com inúmeras crianças, inclusive aquelas com necessidades especiais. Portanto, demonstre ao seu filho como as amizades funcionam, permitindo que eles vejam como você se comporta com seus amigos.

Afinidades na infância

Valorize o brincar na infância, oferecendo momentos de lazer em que a criança possa interagir em grupo. Além disso, incentive a criança a encontrar outras com interesses semelhantes. Por exemplo, através de um clube de natação, aula de dança, time de futebol ou equipe de judô.

Dessa forma, as crianças escolhem amigos com base em suas afinidades e gostos pessoais. Além disso, estimule a criança a encontrar novas áreas de interesse ou ajude-a a aumentar sua confiança nas situações cotidianas.

Brigas entre as crianças

Amizades na infância passam por altos e baixos. Às vezes você pode se deparar com o seu filho brigando com o amigo. Os argumentos para justificar o desentendimento são uma parte natural desse tipo de relação.

No entanto, pode ser difícil para as crianças compreender isso. De fato, esses conflitos parecem pequenos e triviais para nós, mas podem tirar a confiança de uma criança que acaba culpando a si mesma.

Se o seu filho brigou com um amigo, reserve algum tempo para conversar com ele sobre como ele se sente e como o amigo pode estar se sentindo. Compartilhe alguns conselhos e ajude-o a entender que sempre há crises nas amizades.

Portanto, observe o comportamento da criança ao voltar para escola e ter contato novamente com esse amigo. De acordo com a situação, talvez um adulto precise interferir para resolver o problema.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

3 Comments

  1. […] De fato, muitos pais desejam criar uma criança inteligente e suficientemente livre de problemas emocionais. Dessa forma, poderá lidar melhor com as tarefas de desenvolvimento conforme sua idade, bem como as amizades na infância. […]

  2. […] pesquisas, as amizades na infância oferecem atributos como competência social, altruísmo, autoconfiança e autoestima. Por isso, as […]

  3. […] Estimule a criança a estudar junto com outros colegas. Aliás, as amizades na infância são […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *