Como ajudar seu filho com dificuldades de aprendizagem

brinquedos seguros
Como escolher brinquedos seguros para seus filhos
29/04/2019
crianças de pés descalço
Os prós e contras de deixar as crianças de pés descalço
13/05/2019

Foi constatado que seu filho tem dificuldades de aprendizagem? Logo, você começou a pensar o que fazer em relação a isso, certo? Sem dúvidas, o que você realmente quer para o seu filho é uma vida feliz e satisfatória. 

Portanto, saiba que com incentivo e o apoio certo, qualquer criança com dificuldades de aprendizagem pode construir um forte senso de autoconfiança e uma base sólida para o sucesso ao longo da vida.

Olhe para o quadro geral

Antes de mais nada, todas as crianças precisam de amor e encorajamento. Assim, aquelas com mais dificuldades para aprender devem receber todo apoio dos pais e demais familiares. Contudo, lembre-se que você está procurando maneiras de ajudar a criança a se ajudar. 

Dessa forma, seu trabalho como pai ou mãe não é “curar” as suas dificuldades de aprendizagem. No entanto, você pode oferecer as ferramentas sociais
e emocionais que a criança precisa para superar os desafios. Portanto, encarar e superar um problema na escola pode ajudar seu filho a crescer mais forte e mais resiliente.

Dicas para lidar com as dificuldades de aprendizagem do seu filho

Definitivamente, uma dificuldade de aprendizagem não é insuperável. Lembre-se que todos enfrentam obstáculos. Dessa forma, cabe a você ensinar seu filho a lidar com esses obstáculos sem desanimar ou sentir-se sobrecarregado. Então, ofereça a ele bastante apoio emocional e moral.

Seja um exemplo

Seu filho vai seguir o seu exemplo. Portanto, se você abordar os desafios da aprendizagem com otimismo, trabalho duro e senso de humor, é provável que a criança aceite sua perspectiva. Da mesma forma, concentre sua energia em aprender o que funciona para o seu filho e implemente da melhor maneira possível.

Concentre-se nos pontos fortes, não apenas nos pontos fracos

Em primeiro lugar, seu filho não é definido por suas dificuldades de aprendizagem. Em segundo lugar, esse problema representa uma área de fraqueza. Porém, há muitas outras áreas de pontos fortes. Certamente seu filho tem algum talento.

Por isso, concentre-se no que a criança sabe fazer de melhor. Afinal, a vida do seu filho não deve girar em torno de suas dificuldades. Então, estimule as atividades em que ele se sobressaia e reserve bastante tempo para elas.

Descubra como seu filho aprende melhor

De fato, todas as crianças com dificuldades de aprendizagem ou não têm seu próprio estilo em relação aos estudos. Dessa forma, algumas aprendem melhor vendo ou lendo, outras ouvindo e outras fazendo. Portanto, você pode ajudar seu filho identificando seu estilo de aprendizado primário.

Isso porque ele pode ser um aprendiz mais visual, mais auditivo ou cinestésico (relativo à percepção dos movimentos musculares). Logo depois de descobrir como ele aprende melhor, você pode tomar medidas para garantir que esse tipo de aprendizado seja reforçado na sala de aula e durante o estudo em casa. 

Dicas para ajudar aprendizes visuais

– Use livros, vídeos, computadores e outros recursos visuais.

– Faça anotações detalhadas, codificadas por cores.

– Faça contornos, diagramas e listas.

– Use desenhos e ilustrações (de preferência em cores).

Aprendizes auditivos

– Estudar em voz alta.

– Use associações de palavras e repetição verbal para memorizar.

– Estimule a criança a estudar junto com outros colegas. Aliás, as amizades na infância são fundamentais. 

– Ofereça livros gravados em áudio.

Cinestésicos

– Use as mãos, ajudando a criança com experimentos.

– Use ferramentas de estudo baseadas em atividades.

– Use jogos de memória.

– Coloque música em segundo plano para a criança estudar.

A capacidade de definir metas

A capacidade de definir metas realistas e atingíveis é uma habilidade vital para o sucesso da vida. Entretanto, isso envolve também a flexibilidade de adaptar e ajustar metas de acordo com mudanças nas circunstâncias ou desafios.

Portanto, ajude seu filho a identificar algumas metas de curto ou longo prazo e anote as etapas em uma linha do tempo. Assim, regulamente fale sobre o progresso e faça ajustes conforme necessário. Fale sobre seus próprios objetivos, bem como sobre o que você faz quando se depara com obstáculos.

Conclusão

Por fim, comemore com seu filho quando ele atingir um objetivo. Assim, se determinados propósitos estão sendo muito difíceis de alcançar, fale sobre por que e como os planos ou metas podem ser ajustados para torná-los possíveis.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

2 Comments

  1. […] seu filho a expressar sua opinião sobre suas dificuldades de aprendizagem. De fato, é essencial criar uma atmosfera aberta onde ele se sinta confortável em expressar seus […]

  2. […] Seu filho está tendo dificuldades de aprendizagem na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *