Água da torneira ou engarrafada? Saiba qual é a melhor para seu filho

obesidade infantil
Obesidade infantil: Prevenção e tratamento
17/06/2019
cama elástica
Cama elástica: Dicas para a segurança das crianças
01/07/2019

Você costuma dar água da torneira ou engarrafada para seu filho? De fato, nós todos sabemos que o consumo de água é crucial para nossa saúde em geral.  Isso porque a água potável evita a desidratação e elimina as toxinas do corpo. Mas você sabia que seu filho recebe mais benefícios da água da torneira do que da água engarrafada? O motivo é o flúor.

Muitas pessoas acreditam que a água engarrafada é mais segura e saudável para as crianças. Conhecida também como água mineral é vendida em garrafas plásticas. Produzir água engarrafada requer muitos processos, incluindo destilação, desionização, procedimentos de osmose reversa, etc.

Por que seu filho deve beber água da torneira?

Primeiramente, é preciso saber que o flúor é um elemento natural nas fontes de água. Muitas vezes, os municípios adicionam fluoreto suplementar à fonte de água. Isto significa que quando o seu filho bebe água da torneira, também bebe em flúor. Logo, isso gera benefícios para a saúde bucal. Conforme pesquisas, beber água com flúor pode reduzir o risco de cárie dentária em 25%. Portanto, o flúor protege os dentes.

Os benefícios do flúor

– Protege a superfície dos dentes de alimentos açucarados;

– É absorvido pelos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes à decomposição;

– Reconstrói o esmalte dentário enfraquecido, que por sua vez ajudará a reverter os estágios iniciais da cárie dentária;

– Evita que o ácido produzido pelas bactérias da placa amoleça o esmalte dos dentes.

Desvantagens da água da torneira

– A água da torneira pode, às vezes, estar contaminada com bactérias e vírus. Além disso, outros tipos de poluentes que simplesmente não podem ser filtrados.

– É indicado ferver a água da torneira e deixar esfriar antes de dar a um bebê. Entretanto, muitos pediatras recomendam que é melhor expor os bebês à água da torneira desde cedo. Dessa forma, é possível evitar que fiquem doentes devido à exposição a ela mais tarde.

– A água da torneira pode ter um sabor estranho, dependendo de onde você mora.

Efeitos colaterais da água engarrafada para as crianças

Sem dúvidas, a água engarrafada é prejudicial ao corpo e tem efeitos negativos sobre o meio ambiente. Além disso, tratando-se de bebês, a água mineral pode facilmente desequilibrar os níveis minerais em seu organismo e deixá-los doentes. Vamos ver agora mais alguns fatores de risco.

Cárie dentária

Então, se você costuma dar a seu filho água engarrafada, você pode estar contribuindo para a criação de cárie dentária. De acordo com estudos, o consumo excessivo de água engarrafada pode causar cáries. Isso porque seu filho deixa de receber o flúor essencial para os dentes. 

Por outro lado, a água da torneira contém fluoreto suficiente para proteger os dentes. Além disso, o plástico da garrafa é um agente cancerígeno que pode até mesmo provocar infertilidade. O plástico é um resíduo não biodegradável. Portanto, é importante educar seu filho sobre garrafas de plástico e como esse tipo de lixo pode ser um perigo para o meio ambiente.

Soluções possíveis

Então, o que você fazendo para garantir a segurança do seu filho? Existem alternativas para a água engarrafada? Bem, sim existem! Conforme especialistas, algumas das opções possíveis incluem:

Instalar um purificador de água

Se o seu filho não gosta do sabor da água da torneira, considere instalar um purificador de água em casa. Certamente será mais econômico do que comprar água mineral. Além disso, ajudará a evitar doenças transmitidas pela água. 

Geladeiras com filtros embutidos

Geladeiras com filtros embutidos fornecem instantaneamente água gelada e são muito populares. Não só fornecem água gelada para beber, mas a água também é livre de germes. Além disso, esses filtros também fazem gelo usando a mesma água filtrada.

Confira algumas dicas para estimular a criança a beber água e manter-se hidratada.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, crianças de 6 meses a 6 anos de idade são estimuladas através da aprendizagem significativa. Aliás, o material didático é inspirado no Sistema de Ensino Mackenzie. Dessa forma, a criança desenvolve todo o seu potencial. Além disso, por meio da Educação por Princípio Cristão a palavra de Deus triunfa no eixo pedagógico da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *