A proposta

Proposta Pedagógica


Nosso Espaço Educacional Pequeno Aprendiz- Educação por Princípio Cristão propõe um trabalho que se embasa na Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Baseado nas diferenças individuais e nas peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Creche e Educação Infantil.

Nessa fase, busca-se desenvolver a integração da criança nos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e sócio culturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional. Pensando nisso, o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, propõe a metodologia da Educação por Princípio Cristão a qual sugere uma educação transformadora, abrangendo o ser humano de modo integral, visando seu crescimento físico, intelectual, afetivo, com o objetivo de levar a criança a refletir sobre suas ações e consequências, por meio do desenvolvimento das habilidades de aprender a aprender, aprender a fazer, a ser e a conviver.

Compreendemos a necessidade de uma formação integral do ser humano, assim propomos uma metodologia de ensino diferenciada que favoreça a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, pois ela tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo. E através do Método dos Quatro Passos: Pesquisar, Racionar, Relacionar, Registrar, na abordagem dos conteúdos acadêmicos como estratégia de desenvolvimento cognitivo, levam os educandos a experimentar muitas possibilidades de trocas e descobertas, ampliando assim o seu universo de conhecimento.

Educação por princípio cristão

Entenda mais sobre esta metodologia de educação

A Educação por Princípio Cristão é uma educação que honra a Deus, como uma maneira de ensinar e aprender, que coloca a Palavra de Deus no coração de cada eixo pedagógico e assim ensina o educando a pensar e a aprender, um método de educação que libera o potencial do educando. Uma abordagem fundamentada em princípios e valores perpétuos encontrados na Bíblia Sagrada.

Na Educação por Princípio Cristão o aluno é estimulado a pesquisar, raciocinar, relacionar produzindo assim, um entendimento reflexivo. O professor atuará como um facilitador incentivando a pesquisa e desenvolvimento da aprendizagem significativa.

Material didático (Sistema de Ensino Mackenzie) o qual estimula a aprendizagem significativa de nossos alunos.

Conheça também um pouco mais sobre nós clicando aqui.











































Nossos princípios

Caráter - Qualidade inerente a certos modos de ser, índole, impressão traçada, firmeza de vontade, feitio moral. Propriedade de cada pessoa ser, agir, responder, tomar atitude, conviver.

Soberania - Atributos de Deus.

Unidade e União - Acordo, pacto, comunhão, único, cooperação, juntos.

Mordomia - Cuidar, zelar por um bem ou uma propriedade, conversar, administrar, tomar conta, preservar, manter organizado o que lhe é confiado

Semear e Colher - Efeito ou ato de semear, espalhar, proceder, produzir, ação de uma pessoa com o seu próximo ou contra ele.

Autogoverno - Domínio próprio, controle diante de várias situações, temperança, moderação, equilíbrio das atitudes, ações e reações.

Individualidade - Individual, distinto, respeito ao outro, características individuais, únicas. Respeito à individualidade do outro.

Objetivos da Educação Infantil


A Educação Infantil, nos termos do Art. 29 da LDB nº 9.394/96 tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até cinco anos e onze meses de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Leva em conta também, a preparação para o ingresso no Ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, por meio do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando.

O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz tem como principal objetivo, garantir o desenvolvimento pleno do educando, garantindo uma relação prazerosa e significativa com o ambiente escolar, bem como com os bens culturais e históricos, as artes, a literatura e todo conhecimento disponível a fim de garantir a formação de estruturas afetivas e cognitivas que possibilitem a continuidade dos estudos de cada criança que nos foi confiada.

A filosofia educacional do Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, além de contemplar os objetivos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, propõe a Educação por Princípio Cristão a fim de alcançar sua missão educacional com finalidade no desenvolvimento do aluno como um todo.