A importância dos laços de amizade entre os alunos

Comunicação familiar na rotina de pais e alunos
09/04/2018
O que é o bullying?
07/05/2018

A amizade desde a primeira infância é capaz de formar vínculos afetivos que constroem uma parte fundamental do desenvolvimento social e emocional das crianças. É junto a estes primeiros amigos que o seu filho poderá desenvolver os primeiros vínculos independentes da família.

Quando não se estabelecem bons vínculos de amizades desde a infância, as crianças podem ter sua autoestima emocional afetada. Reconhecendo essa importante fase do desenvolvimento infantil, o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz busca sempre colaborar na formação de laços de amizade, buscando gerar sempre um ambiente de amizade e respeito.

 

A amizade na infância pode ajudar na aprendizagem das crianças nos seguinte temas:

  • Através da amizade a criança poderá prender a se comunicar com pessoas que estão fora do seu ambiente familiar
  • Atitudes de cooperação e visão colaborativa com outros colegas de classe que estão em sua mesma faixa etária
  • Os alunos aprenderão a lidar com o compartilhamento de atividades, espaços e a atenção do professor com toda a turma.
  • Solucionar problemas em conjunto e atividades em equipe são pontos importantes e facilitados quando se vive uma rotina com bons laços de amizade

 

Além destes temas, a socialização fora da família ajuda a criança também a desenvolver comportamentos positivos e baseados na vivência cristã. Os laços de amizade na primeira infância também servem como formas de se controlar suas próprias emoções e a ter empatia pelas emoções do próximo. O estudante também saberá negociar situações diferentes que surgem desse novo tipo de interação social.

A amizade na infância influencia tanto de forma positiva quanto de maneira negativa. As crianças que conseguem desenvolver relações amistosas dentro de sua escola possuem um melhor desempenho e maior pro atividade em suas funções e rotinas. Os laços de amizades colaboram na formação da confiança, humildade e do respeito ao próximo.

A formação de laços de amizade na primeira infância muda de acordo com a idade do seu filho. Até os dois anos, a amizade é apenas a nível lúdico, é vista como um jogo pela criança. Entre os três e seis anos a amizade é concebida como um fator de companheirismo que deve ser desenvolvido naturalmente a partir de afinidades. As não possuem concepções de fidelidade e podem se juntar junto com muitos amigos a partir do desenvolvimento de suas rotinas.

A partir dos seis anos, os laços de amizade passam a ser amadurecidos, e as crianças buscam então relações unidirecionais, com compromissos e presença cotidiana. As crianças passam a desenvolver formas de dar e receber e assim se tornam capazes de construir relações duradouras e positivas.

Por essa razão, é fundamental que o seu filho possa se socializar bem e aprenda a criar laços de amizades desde a primeira infância. Cada etapa de seu desenvolvimento também o leva a adquirir elementos presentes na formação cidadã e cristã. O Espaço Educacional Pequeno Aprendiz tem o compromisso de auxiliar na integração dos alunos com os demais companheiros de classe.

A forma com que o seu filho socializa com as pessoas fora do convívio familiar é de extrema importância para o desenvolvimento educacional de qualidade. A rotina no colégio junto aos colegas de classe e amigos gera vínculos capazes de se estender por toda uma vida.

Confiar na proposta de ensino de nossa escola garante além de uma qualidade de educacional um ambiente onde o respeito aos valores religiosos sejam sempre imperantes. Assim, a visão da nossa escola é proporcionar uma educação que alcance todos os níveis de formação cidadã, desde a criação de laços de amizade até o estudo dos princípios cristãos a partir da Palavra de Deus.

Gostou deste artigo?! Então confira  nossos outros artigos clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *