Saiba por que as crianças mentem

crianças de pés descalço
Os prós e contras de deixar as crianças de pés descalço
13/05/2019
motivar seu filho a estudar
Como motivar seu filho a estudar
27/05/2019
crianças mentem

Você lembra-se da primeira mentira que contou a seus pais na infância? A princípio, quando as crianças mentem para as pessoas, há sempre um motivo significativo. Geralmente, a maioria dessas razões nasce do medo, arrependimento, humilhação, constrangimento ou sensação de negligência.

Contudo, para conseguir atenção, as crianças inventam histórias fofas que juram ser verdadeiras. Ainda mais crianças que dizem ver o Coelhinho da Páscoa todos os anos. De fato, as crianças mentem!

Embora essa mentira muitas vezes faça parte do crescimento e seja uma maneira de evitar consequências. No entanto, os pais têm o dever de transmitir confiança para os filhos. Além disso, saber o que estão fazendo e por que estão contando mentiras.

Por que as crianças mentem?

Primeiramente, crianças menores de 3 anos não mentem, mesmo quando dizem coisas que são irreais. Por outro lado, crianças entre 3 e 5 anos não estão cientes de suas mentiras, já que tudo faz parte das fantasias naturais da idade. Portanto, os pais devem dar mais importância quando perceberem que a mentira está se tornando habitual ou que está sendo o caminho para alcançar tudo o que desejam.

Mas, em certos casos, crianças maiores percebem o alto nível de exigência dos pais e mentem para evitar decepcioná-los. Após 5 anos de idade, as crianças começam a mentir conscientemente. Isso porque já sabem a diferença entre a verdade e a mentira. No entanto, não estão certas de que mentir é algo errado. Portanto, fatores como insegurança e a falta de auto-estima podem ser o motivo para as crianças mentirem nessa idade.

Mas…

Por outro lado, as crianças mentem para testar as reações dos adultos. Dessa forma, conseguem ver até onde podem ir. Esse pode ser um meio de ganhar afeto devido a suas dificuldades emocionais. Contudo, esse comportamento pode causar problemas mais sérios na idade adulta.

O que devo fazer quando meu filho mentir?

Antes de mais nada, tente descobrir o motivo pelo qual seu filho está mentindo. Logo depois corrija-o. Mas, se a situação for extrema, procure um profissional que indique a solução mais adequada. Agora, confira algumas dicas básicas para controlar essa situação:

Além disso, parabenize seu filho quando ele disser a verdade, especialmente se ele corre o risco de ser punido. É importante aprender a separar os comportamentos errados, sempre esclarecendo ao seu filho que você o ama pelo que ele é e não pelo seu comportamento.

Incentive a criança a falar a verdade

As mentiras que as crianças contam são muito diferentes dependendo da idade, mas as razões pelas quais elas contam as mentiras são sempre consistentes. Mentir é uma resposta automática ao medo. Não é tanto o que eles estão escondendo, mas por quê. 

Portanto, é importante descobrir a verdade sempre que houver suspeita de que seu filho está mentindo. Mas, nunca o chame de mentiroso, nem o castigue por isso. Assim, cada vez que mentir e depois disser a verdade, elogie-o por ter a coragem de falar a verdade. Afinal, contar a verdade não é tão ruim assim e a criança precisa saber disso. 

Conclusão

Por fim, é completamente ilógico pedir aos filhos que não mintam. Logo, o melhor a fazer é dar confiança a ele para que possa dizer qualquer coisa com total tranquilidade e sem medo. Explique ao seu filho a diferença entre a verdade e a mentira. Isso é especialmente importante em uma idade precoce.

Ao permitir que as crianças tenham a oportunidade de falar a verdade em seus próprios termos, estamos permitindo que assumam a responsabilidade por si mesmas e se sintam bem com seu próprio caráter moral. Definitivamente, essa confiança e orgulho irão levá-los muito longe na vida.

Leia também sobre como ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais.

Conheça o Espaço Educacional Pequeno Aprendiz

No Espaço Educacional Pequeno Aprendiz, as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e aprendem a importância das amizades. Assim, a escola oferece uma rede de apoio para gerenciar conflitos. Através dos preceitos do sistema de ensino Mackenzie, apoiado na Bíblia Sagrada, a educação é promovida de forma integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *